Revista LOJAS Papelaria - Edição 259 - page 50

BRINQMIX
Lojas
Jan/Fev
2017
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Escolas utilizam jogos educativos para
promover inclusãode alunos com
necessidades especiais
O uso de jogos educativos temmudado a realidade dos
alunos com necessidades especiais nos colégios de São
Paulo. A Escola Estadual Padre Pasquale Filippelli, emDia-
dema, e a particular Beit Yaacov, de São Paulo, são duas de
muitas instituições de ensino que utilizam uma plataforma
desenvolvida pela startup israelenseMatific, especializa-
da em gamificação para o estudomatemático desde a
educação infantil até o sexto ano, o que tem proporcio-
nado uma efetiva inclusão desses estudantes ao ambiente
escolar e à sala de aula.
Nas aulas dematemática, os alunos com necessidades
especiais participam das mesmas atividades que o resto
turma, àmedida que o sistema de jogos utilizado pelo
colégio possibilita o trabalho de forma conjunta. Antes da
plataforma, esses estudantes participavam de outras ativi-
dades, separados do grupo, justamente por não conseguir
acompanhar o conteúdo programático.
Como o sistema israelense permite personalizar as atividades (jogos dematemática) para cada aluno, de acordo com as
habilidades e conhecimentos já adquiridos, os professores conseguem trabalhar com todos os alunos de forma integra-
da, promovendo, além da inclusão pedagógica, a inclusão social.
Segundo a psicopedagoga daMatific, Ana Paula Carmagnani, a Escola
Estadual Padre Pasquale Filippelli possui, em todas as turmas, alunos
com necessidades especiais, com questões físicas, cognitivas, men-
tais entre outras, que utilizam a plataforma de jogos educativos. “Há
professores que têm até cinco estudantes com condições diferentes em
sua sala”, comenta.
“Na Beit Yaacov, a plataforma também tem proporcionado ganhos
significativos no estudo damatemática e sobretudo na inclusão dos
alunos. “Um dos alunos que têm comprometimento cognitivo emotor
apresentava uma grande resistência à aprendizagem damatemática e,
com os jogos daMatific, passou a aceitar as aulas e a se envolver com
amatemática de forma independente”, completa Ana Paula
Jogos educativos para ensino damatemática na rede pública
Cerca de 100mil alunos da rede pública e privada de São Paulo apren-
demmatemática com tecnologia desenvolvidaMatific. A plataforma
é utilizada atualmente em cerca de 150 colégios paulistas, com uma
média de 50mil jogos executados por dia. O sistema está presente na
grade curricular das escolas, conta com uma gama de 1600 diferentes
jogos e é utilizado por mais de 20mil professores.
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