Revista LOJAS Papelaria - Edição 271

24 MARÇO 2018 - LOJAS PAPELARIA Presente na infância de muito adulto de hoje, os jogos de tabuleiro voltaram a ganhar populari- dade nos últimos anos. Além de seu caráter gre- gário - quanto mais amigos e parentes em torno da mesa, melhor! - esse tipo de jogo estimula o raciocínio, concentração, criatividade e interati- vidade e faz com que as horas passem de forma bastante agradável. O sucesso é tão grande que já há estabeleci- mentos especializados em emprestar ou alugar os tabuleiros para os clientes e outros que per- mitem que as pessoas os tragam de casa para jogar enquanto consomem. A indústria brasileira de brinquedos oferece uma grande variedade de jogos de tabuleiros e grandes empresas do segmento aproveitaram a ABRIN - Feira Internacional de Brinquedos para apresentar as novidades que começam a chegar às lojas nos próximos meses. É o caso da Estrela, fabricante de alguns dos jogos mais populares entre os brasileiros, como Banco Imobiliário, Detetive e muitos outros. A empresa lançou na feira Latitude 90, O jogo dos Polos por Amyr Klink, idealizado por Clóvis Arru- Muitas novidades tomam conta da ABRIN - 2018 Grandes marcas do segmento apresentaram suas novidades em jogos de tabuleiro, interativos e pedagógicos na ABRIN, de 5 a 8 de março da e com o conteúdo de Marina Bandeira Klink. No tabuleiro, crianças e adultos (2 a 4 pessoas) combinam estratégia, sorte e educação ambien- tal para conquistar os polos terrestres e acumu- lar pontos. O lançamento contou com a presen- ça do próprio Amyr Klink. A Galápagos Jogos conta com centenas de tí- tulos em seu catálogo. Um dos destaques da empresa na ABRIN foi o Zombicide, um jogo co- operativo para até seis jogadores, com missões de 20 minutos a 3 horas em que os participantes precisam sobreviver num mundo invadido pelos mortos-vivos. O licenciamento de marcas, tão comum no uni- verso dos brinquedos, não poderia ficar de fora dos jogos de tabuleiro. Na feira, a Galápagos re- criou os personagens e as tramas de franquias do cinema e em séries de TV, como Guerra dos Tronos, Star Wars e O Poderoso Chefão. A Galápagos apresentou também jogos que recriam o universo dos videogames de forma analógica ou que conversam com plataformas digitais. É o caso do Loony Quest, em que os participantes se armam de canetinhas para traçar as melhores rotas num jogo que mistu- ra elementos dos games 2D e dos tabuleiros. O XCOM abraça o mundo digital e proporcio- na uma experiência cooperativa em tempo real com um aplicativo para celular ou computador que se incorpora ao jogo e aumenta o suspense da partida. A conexão com o mundo virtual esteve presen- te também em um dos destaques da veterana Grow na ABRIN. O jogo de perguntas e respos- tas Quest foi apresentado junto com um aplica- tivo que torna sua mecânica ainda mais desafia- dora: são duas mil perguntas, divididas em seis temas, em que os jogadores precisam apostar uma quantidade de pontos antes de respondê- -las. O jogo foi desenvolvido com perguntas adequadas para adultos e crianças, e pode ser jogado com ou sem o aplicativo. Ainda na linha de jogos, a empresa apresentou uma nova versão do seu clássico War com te- mática viking, que pode ser disputada segundo as regras já conhecidas ou outras diferenciadas. Outro clássico, o Perfil, ganhou duas novas edi- ções - uma delas, de Esportes. A empresa levou para a feira novos modelos de quebra-cabeças, tanto para crianças - com contornos didáticos de Corpo Humano, Mapa do Brasil e Alimenta- ção Saudável - como de franquias de sucesso, como Harry Potter e um modelo com ilustração exclusiva do artista brasileiro Ivan Reis, que tem vários trabalhos realizados para editoras norte- -americanas de quadrinhos.

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