Revista LOJAS Papelaria - Edição 261

PAPODEBALCÃO Lojas Abril 2017 7 expositores, sinalizaçãodos espaços, enfim, fazer da loja um local atrativo e buscar sempre a venda “adicional”; este é o segredo.   ​ REVISTA LOJAS - Quaismedidas são primordiais, em termos de gestão, para uma papelaria se tornar competitiva? RICARDO FREDERICO - Análise de seus dados e resultados, sempre. Como?Comum sistema que seja básico de TI e que possa lhe dar os dados fundamentais de uma gestão; existem muitos nomercado. Os estoques devem, cada vezmais, estar ajustados às vendas;mercadoria parada é dinheiro parado,mercadoria em falta é falta de dinheiro em caixa. Conferir se seus custos operacionais com funcionários, despesas, investimentos etc. estãodo tamanhode seu “bolso”. Rever omix de fornecedores, analisar se volume e faturamento estão compatíveis. Hoje, émelhor termos novidades,mas com cautela. E oprincipal: nãogastarmais doque fatura.​ REVISTA LOJAS - De quemaneira a disposiçãode produtos na loja e o visual podem influenciar o consumidor na compra? ​RICARDO FREDERICO – Geralmente, quando se vai para um estabelecimento, o consumidor tem ideia doque comprar. Dessa forma, pormeiode uma análise da “curva ABC” de faturamento, defina os itens que apresentammais resultado e que, por consequência, devem ser osmais procurados; coloque- os em lugares estratégicosmais ao fundoda loja; no caminho, tudo o que você entende que possa agregar valor e exponha. Veja o resultado desta pequena dica, istopor si só explicará quanto é importante termos uma loja bem arrumada e atrativa ao consumidor. Outra coisamuito importante e que poucos comerciantes se atentam: a compra,muitas vezes, é ummomentode lazer. Quemgosta de ir a lugares escuros, sujos emal arrumados? Faça sempre a abstração de oque eugostaria paramim em momento como este? Funciona. REVISTA LOJAS - Quais os tipos de treinamentoque podem ser ministrados no sentidode tornar o vendedormais aptopara exercer sua função? ​RICARDO FREDERICO - O primeirodeles, e que vejomuito em treinamentos, é oque chamode alinhamentode propósito.Muitas vezes, odonopensa uma coisa, transmite da forma que elemesmo entenderia e, às vezes, pior ainda, individualmente com cada funcionário, ou seja, cada um entende de forma diferente. Aprimeira pergunta que temos que fazer é: oque euquero para omeunegócio?Defina oque e qual é seu objetivo. Depois divulgue a todos de forma única, se possível, em uma reunião ao final do expediente com, por exemplo, um café para os funcionários. Trace objetivos emetas que conversem com os objetivos de seu negócio.Mostre como você entende que deva ser o atendimento aos seus clientes. Pense sempre em criar situação de venda adicional. Estes são os tópicos básicos de treinamentos que realizamos e que,muitas vezes, por si só, trazem resultados. Isto tudo faz parte da governança corporativa que tanto as empresas precisam e pouco sabem.​ REVISTA LOJAS - Comodevem sermesclados na exposiçãoos produtos de primeira necessidade e os de compra por impulso? RICARDO FREDERICO - Comodisse anteriormente,maior necessidade, provoque o “passeio” do cliente na loja, coloque empontos estratégicos, comono fundoda loja. Pelo caminho, crie espaços atrativos que provoquem a compra por impulso. Dificilmente, com este tipode ação, o consumidor sairá da loja apenas com oque foi comprar.​ REVISTA LOJAS - Quais incentivos podem influenciar o vendedor a ter ummelhor desempenho? RICARDO FREDERICO - Este cuidado com incentivos deve se ter sempre. Já vi muita campanha de incentivo que ao invés de criarmotivação criou desmotivação. Premiar deve prever: objetivo/meta, produtos e/ou linhas que farãoparte desta campanha e mecânica de avaliaçãoque considere os aspectos possíveis de serem levantados e analisados de forma justa. Costumo propor que se premie a equipe dando destaque aosmelhores,mas com amarrações que façamquemesmo atingida ameta individual se tenha algo mais pelo resultadodogrupo. Se bem preparada, considerando estes pontos, com certeza o resultado é efetivo.  ​ REVISTA LOJAS - A tecnologia tem estado cada vezmais presente nos negócios. Comoo lojista pode explorar essas possibilidades? RICARDO FREDERICO - Hoje é fato esta sua colocação. Tantopara se ter informações e controles de seu negócio (gestão) como ​para ofertar aos consumidores. Apergunta que se deve fazer é: quem émeupúblico?Oque ele consome?Quais artigos podem fazer parte demeumix para atendê-lo? Este cuidado é fundamental, pois trata-se de artigos importantes,mas com custos consideráveis, dependendodoque optar. Dessa forma, pode se transformar em solução ouproblema uma linha de informática, por exemplo. Sem pesquisar e sem estudar quem é seu cliente desaconselhoque se parta para ampliaçãode qualquermix que seja.   REVISTA LOJAS –Oplanejamento é fundamental?. RICARDO FREDERICO - O empresário brasileiro é umherói.Mas os tempos estão cada vezmais exigindoque haja “planejamento” em toda e qualquer açãoque se faça nas empresas. Tenho implantado em vários tipos de negócios a governança corporativa, que nada mais é doque criar padrões emeios para que seminimizem os erros. Errar faz parte do riscodonegócio,mas pode serminimizado, com certeza, com planejamento, comunicação adequada e gestãode resultados. Atitude faz toda a diferença, com certeza. Pensemnisso.​

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