Revista LOJAS Papelaria - Edição 261

6 Os tempos não estão fáceis, e a concorrência, cada vezmais acirrada. Alémdisso, o consumidor está cada vezmais consciente emais exigente, oque requer estratégias cada vez mais focadas do varejopara envolver efidelizar o cliente. Dessa forma, é precisoplanejar e focar namelhora dagestão, do atendimento eno treinamentodos colaboradores. ARevista LOJASPAPELARIA foi conversar comRicardo Frederico, sócio ediretor da Exitus Consult, empresa especializada emplanejamento estratégico, gestão comercial, vendas emarketing, entreoutros serviços, para sabermais umpouco sobre gestãonos tempos atuais. Frederico tem experiênciade 30 anos de mercado, semprenas áreas comercial, marketing e administraçãogeral, tendo construído carreirade ascensão profissional até a funçãodediretor comercial edemarketing ediretor executivo, cargos que exerceupormais de 10 anos. Oprofissional tem como forte característica a estratégia, através da criaçãode ambiente favorável aodesenvolvimentopessoal eprofissional dos colaboradores e tem fomentado e conseguido coordenar odesenvolvimentode linhas deprodutos eplanos vencedores de empresas, com forte atuação na formaçãode equipesmultidisciplinares de altaperformance, privilegiando agovernança corporativa. Confira, a seguir, as dicas de Fredericopara o varejistadepapelaria. Ricardo Frederico, sócio e diretor da Exitus Consult REVISTA LOJAS - Qual a importância de uma loja se preparar para períodos difíceis, como os que opaís vempassando? ​RICARDO FREDERICO - O ambiente dentrode um estabelecimento comercial faz toda a diferença em momentos como este, emque as pessoas priorizam obásico. Somente destacando e expondode forma vendedora é que se pode atravessar períodos de menores vendas oude crise. Penso em ‘corners’ com linhas completas e complementares, displays PorMarcosMila PAPODEBALCÃO Comogerir onegócio em tempos de crise?

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