Apesar de terem suas vendasmais acentuadas
nos períodos de volta às aulas, osmateriais
de educação artística têm o seu consumo
distribuído ao longodo anopor se tratar de
itens procurados por diferentes públicos, de
estudantes em fase de alfabetização a profis-
sionais ou adeptos do artesanato.
“Apenas emperíodos que antecedem a volta
às aulas notamos um aumentona venda de
produtos que fazemparte do universo esco-
lar, como, por exemplo,massa de
modelar e giz de cera. Por isso, a Tili-
bra tem investidonodesenvolvimen-
tode produtos dessa categoria em
linhas que já fazemparte doportfólio
da empresa, como Jolie, X-Racing,
Bichinhos, entre outros”, justifica
Sidnei Bergamaschi, diretor
demarketingda Tilibra.
O segmentode artesanato,
que cresce a cada dia com a
popularizaçãode técnicas e
cursos, segundo Bergamas-
chi, representa uma grande
oportunidade para a co-
mercializaçãodas linhas de
colas coloridas e comglitter,
guaches,massas demodelar,
giz de cera, pintura a dedo e
tintas plásticas da empresa.
“A ideia do ‘faça vocêmesmo’
temganhado
força, principalmente, por conta dos canais
como as redes sociais, que divulgam técnicas
e ensinam como fazer. O atual cenário econô-
micodopaís tem contribuídopara o comér-
cio informal, estimulando o aprendizadode
técnicas artesanais para aumentar orçamento
doméstico”, argumenta odiretor demarke-
tingda Tilibra.
Para Vanessa Velozo, assistente demarketing
da VMP, inúmeros formatos de trabalhos
manuais são realizados, criandonovas pos-
sibilidades e permitindonovos horizontes.
“Paralelamente à criatividade de cada artesão,
materiais para odesenvolvimentoprecisam
ser adquiridos para dar vida aoque se preten-
de fazer. Dessa forma,materiais de educação
artística compõem omaterial damaioria
dos artesãos. São itens importantes para o
segmento e representam umnichobastante
interessante.”
No segmento “faça vocêmesmo”, Vanessa
observa que, atualmente, o usoda internet
tem auxiliado as pessoas com tutoriais e
dicas para fazer todo o tipode atividade ou
trabalho. “Você pode criar produtos, de-
senvolver serviços, aquiloque a imaginação
permitir.Muitas pessoas têm feito usodesses
recursos, aprendendopelo computador e
colocando emprática. O segmento ‘faça você
mesmo’ tem crescidobastante e acreditoque
tenha, sim, amesma representatividade que
materiaisparaeducaçãoartística
Aarte como instrumento
de impulso comercial
Crescimentodos adeptos do artesanato edo segmento “faça
vocêmesmo” tem impulsionado as vendas demateriais para
educação artística