Revista LOJAS Papelaria - Edição 243 - page 38

Apesar de terem suas vendasmais acentuadas
nos períodos de volta às aulas, osmateriais
de educação artística têm o seu consumo
distribuído ao longodo anopor se tratar de
itens procurados por diferentes públicos, de
estudantes em fase de alfabetização a profis-
sionais ou adeptos do artesanato.
“Apenas emperíodos que antecedem a volta
às aulas notamos um aumentona venda de
produtos que fazemparte do universo esco-
lar, como, por exemplo,massa de
modelar e giz de cera. Por isso, a Tili-
bra tem investidonodesenvolvimen-
tode produtos dessa categoria em
linhas que já fazemparte doportfólio
da empresa, como Jolie, X-Racing,
Bichinhos, entre outros”, justifica
Sidnei Bergamaschi, diretor
demarketingda Tilibra.
O segmentode artesanato,
que cresce a cada dia com a
popularizaçãode técnicas e
cursos, segundo Bergamas-
chi, representa uma grande
oportunidade para a co-
mercializaçãodas linhas de
colas coloridas e comglitter,
guaches,massas demodelar,
giz de cera, pintura a dedo e
tintas plásticas da empresa.
“A ideia do ‘faça vocêmesmo’
temganhado
força, principalmente, por conta dos canais
como as redes sociais, que divulgam técnicas
e ensinam como fazer. O atual cenário econô-
micodopaís tem contribuídopara o comér-
cio informal, estimulando o aprendizadode
técnicas artesanais para aumentar orçamento
doméstico”, argumenta odiretor demarke-
tingda Tilibra.
Para Vanessa Velozo, assistente demarketing
da VMP, inúmeros formatos de trabalhos
manuais são realizados, criandonovas pos-
sibilidades e permitindonovos horizontes.
“Paralelamente à criatividade de cada artesão,
materiais para odesenvolvimentoprecisam
ser adquiridos para dar vida aoque se preten-
de fazer. Dessa forma,materiais de educação
artística compõem omaterial damaioria
dos artesãos. São itens importantes para o
segmento e representam umnichobastante
interessante.”
No segmento “faça vocêmesmo”, Vanessa
observa que, atualmente, o usoda internet
tem auxiliado as pessoas com tutoriais e
dicas para fazer todo o tipode atividade ou
trabalho. “Você pode criar produtos, de-
senvolver serviços, aquiloque a imaginação
permitir.Muitas pessoas têm feito usodesses
recursos, aprendendopelo computador e
colocando emprática. O segmento ‘faça você
mesmo’ tem crescidobastante e acreditoque
tenha, sim, amesma representatividade que
materiaisparaeducaçãoartística
Aarte como instrumento
de impulso comercial
Crescimentodos adeptos do artesanato edo segmento “faça
vocêmesmo” tem impulsionado as vendas demateriais para
educação artística
1...,28,29,30,31,32,33,34,35,36,37 39,40,41,42,43,44,45,46,47,48,...52
Powered by FlippingBook