Revista LOJAS Papelaria - Edição 288

34 NOVEMBRO 2019 - LOJAS PAPELARIA IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS I IF CI I Mercado estável, mas com boas perspectivas Expectativa da IDC é que no último trimestre deve haver um impulso que elevará a média anual De acordo com dados divulgados em julho pela IDC Brasil, que atua em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, no primeiro trimestre deste ano, foram vendidas 633.371 máquinas - entre impressoras (51.665) e multifuncionais (581.706) -, apenas 1,5% a menos do que no mesmo período do ano passado, e 34,4% a mais do que no quarto trimestre de 2018, o mais fraco daquele ano. Segundo Rodrigo Pereira, analista de mercado de impressão da IDC Brasil, o resultado ficou ligeiramente abaixo do esperado, principalmente porque o primeiro trimestre do ano passado foi um ótimo período para o mercado de impressão e porque 2018 vinha com sinais de aquecimento da economia. “Após as eleições, esperava-se que este ritmo se mantivesse, mas o mer- cado ainda não está confiante e aguarda melhor momento para investir em estrutura e na compra de novos equipamentos.” Os equipamentos preferidos no primeiro trimestre de 2019 foram com tan- que de tinta, com 260.930 unidades vendidas. Em seguida, vieram as im- pressoras com cartucho de tinta, com vendas de 251.582, os modelos a laser, com 119.465, e as matriciais, com 1.391. “Embora os modelos tanque de tinta tenham sido os mais vendidos no primeiro trimestre, a categoria que mais cresceu foi a de cartucho, que cresceu 4,7%. Os outros três tipos tiveram queda em relação ao mesmo período de 2018.Tanque de tinta caiu 3,2%, laser teve queda de 9,1%, e matricial 25,5%”, relata o analista da IDC Brasil.    Os modelos com cartucho de tinta também foram os que tiveram maior representatividade nas vendas no varejo. Neste mercado, que consumiu 369.793 máquinas, 199.896 (54,1%), eram desse modelo. As máquinas tanque de tinta ficaram em segundo lugar na preferência do consumidor, com vendas de 150.831 unidades (40,8%), e na sequência os modelos a laser, com 19.066 (5,2%) equipamentos vendidos. “Nesta época do ano, por conta da volta às aulas, é natural um volume de vendas maior no varejo”, diz Pereira. Mas, destaca o analista, quando se trata do mercado de impressão, o recorte entre varejo e corporativo não deve ser visto com rigor absoluto, já que, além de usuários domésticos, também profissionais liberais, micro e pequenas empresas compram esse tipo de equipamento em lojas físicas e online.  Em termos de preços, alguns fabricantes trabalharam com preços

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