Revista LOJAS Papelaria - Edição 288

PRODUTOS PARA ORGANIZAÇÃO (PASTAS) LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2019 7 tão em busca de produtos com visual moderno e colorido”, analisa Eliane. No decorrer dos anos, o que mais se percebeu foi a utilização de novos materiais e diferentes cores nos segmentos de pastas, tan- to de uso corporativo como escolar, afirma a gerente de marke- ting da Acrimet, Natália gastaldo. No caso das escolares, tam- bém observa-se mudanças constantes em temas licenciados. “O mercado brasileiro de pastas é bastante diversificado. Tanto no seg- mento escolar como no corporativo, observa-se grande variedade de mo- delos, utilizações e materiais”, destaca Natália. Ela lembra que o segmen- to corporativo é campeão na utilização de pastas, pois elas são utilizadas tanto para apresentações, como para organização e, principalmente, para arquivo. “Podemos falar de pastas com argolas, pastas registradoras A-Z, pastas suspensas e uma infinidade de outras mais. O mercado corporativo, onde a sazonalidade é muito pequena, é diferente do de pastas voltadas à linha escolar, onde o período de volta às aulas corresponde a maior parte das vendas. No caso do segmento escolar, as pastas mais utilizadas são as pastas fichário, pastas para apresentação de trabalhos, e pastas com aba elástica.” Já Douglas Takahashi, supervisor de novos negócios da Tilibra, afirma que, principalmente nesse setor de organização, o desejo é conciliar a funciona- lidade do produto a um design atrativo, que componha o ambiente como um item decorativo. “Por isso, cada vez mais, a ideia é investir em produtos coordenados, com cores e conceitos relacionados às principais tendências de consumo. A Tilibra possui um processo criterioso para trazer o que há de melhor e mais novo aos clientes. E, para que isso ocorra, há estudos e muito trabalho da equipe de marketing, que está em constante monito- ramento das novidades e tendências. Todos os anos avaliamos materiais, cores e formatos que possuem mais identificação com nosso mercado e que melhor se encaixam em nosso portfólio. Buscamos trabalhar com um mix diversificado, com produtos para todas as idades e preferências.” Inovação e valor agregado Produtos com maior valor agregado também podem ser uma estratégia de mercado, se o consumidor enxergar esse valor a mais a ser pago como um benefício, avalia Natália, da Acrimet. “Com certeza, agregar valor é uma for- ma de se diferenciar. Porém, há certos aspectos que não devem ser esque- cidos, como, por exemplo, a qualidade. Não adianta oferecer ao mercado uma pasta com uma estampa diferenciada se a qualidade não condiz com o valor a ser pago pelo produto. Neste aspecto de qualidade, com certeza a Acrimet oferece a melhor relação custo/benefício.” Claudinéia, da DAC, também argumenta que o valor agregado tem boa re- levância na aquisição de alguns produtos, pois o consumidor tem tido mais atenção no autoconhecimento e, assim, procura produtos que se encaixam melhor no seu próprio perfil que vão além das comodities. “No tocante à invação, lançamos produtos que facilitam na organização instantânea do dia a dia, como a coleção DAC Soft, composta por pastas sanfonadas com 5 divisões que têm abertura fácil e até mesmo na orienta- ção vertical para visualização rápida do cabeçalho do documento; pastas em L também com 5 divisórias que são ideais para a organização semanal de ‘segunda a sexta’ e as inovadoras pastas 10 divisões com abas maiores, que protegem melhor os arquivos sem perder a visão perfeita daquilo que você tem em mãos. Todas na medida A4 e nas opções de cores azul, fumê e rosa. Esses lançamentos compõem perfeitamente com os outros produtos do portifólio”, revela Claudinéia. Já a Waleu investiu na contratação de um profissional de design para traba- lhar nas pesquisas e desenvolvimento de novos produtos mais modernos, atraentes e seguindo as últimas tendências, conforme Eliane. “Os modelos que mais se sobressaem são os que oferecem mais praticidade ao usuário e que conseguem aliar design e funcionalidade. O motivo para isso é que hoje os clientes estão mais preocupados com a estética e a harmonização dos ambientes profissionais.”

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