Revista LOJAS Papelaria - Edição 339

42 LOJAS PAPELARIA - SETEMBRO 2024 ARTIGO O sourcing estratégico é um elemento es- sencial para o sucesso das empresas de papelaria. A prática de buscar, selecionar e homologar fornecedores adequados impacta diretamente a qualidade e o preço dos pro- dutos, além de contribuir para uma cadeia de fornecimento sustentável. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de produtos de papelaria foi avaliado em US$ 151,46 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2030. Ou seja, é um segmento com enorme potencial para as marcas que desejam se destacar e crescer de maneira mais eficiente. A prática de strategic sourcing surgiu na dé- cada de 1980, visando desafiar os profissio- nais de compras a adotarem uma visão mais estratégica. O resultado desse movimento foi uma transformação positiva na área, trazendo ferramentas e métodos que ainda são muito Sourcing estratégico e o impacto para o segmento de papelaria Por Rafael Assmann Rodrigues, gerente de sourcing no Grupo Leonora, uma das maio- res distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil utilizados, visto que beneficiam todas as etapas da cadeia de produção. A seleção criteriosa de fornecedores garante melhores preços, negociações eficazes e custos otimiza- dos, resultando em produtos mais acessíveis e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clien- tes. Prazos confiáveis, acordados com os fornecedores, também ajudam a cumprir metas de produção e evitar atrasos, melhorando a experiência do consumidor. Além disso, um processo de pesquisa eficiente também é essencial. Isso envolve análise de mercado e avaliação de fornecedores potenciais, gerando benefícios para empresas e clientes. A pesquisa tam- bém abre portas para novos fornecedores e tecnologias inovadoras, aumentando a competitividade. Entender as necessidades do público-alvo permite desenvolver produtos que atendam de maneira mais específica e eficiente as suas demandas. Consumidores se beneficiam de produtos de alta qualidade a preços competitivos, vivenciando uma experiência de compra positiva. Dessa forma, no segmento de papelaria, o sourcing estratégico não só aumenta os padrões de qualida- de e eficiência, mas também promove uma cadeia de fornecimento estruturada e sustentável, capaz de responder rapidamente às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores. “A seleção criteriosa de fornecedores garante melhores preços, negociações eficazes e custos otimizados, resultando em produtos mais acessíveis e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clientes.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=