Revista LOJAS Papelaria - Edição 339
32 LOJAS PAPELARIA - SETEMBRO 2024 NOVIDADES E DESTAQUES seguro para que se motivem a investir, a assumir riscos. E os consumidores domésticos por sua vez da mesma forma precisam que a economia deslanche para aumentar as suas atividades.” RESILIÊNCIA Dabdab, da Suzano, destaca que o mercado nacional de impressão tem demonstrado uma resiliência notável pós-pandemia, particularmente no segmento de papéis branco e colorido (cut size), impulsionado pela conti- nuidade das atividades presenciais em diversos setores. Nos mercados em desenvolvimento, onde o Brasil está inserido, diz o ge- rente executivo da Suzano, as perspectivas para P&W são mais otimistas, a projeção para 2024 varia de 2% a 8%, dependendo da região. “Para o País, esperamos que a demanda por papéis cut size se mantenha estável no curto prazo, com algumas oportunidades de crescimento em nichos es- pecíficos que valorizam esses produtos.” Dabdab conta ainda que a tendência recente de retorno aos escritórios tem impactado positivamente o consumo de papéis, onde se observa uma recu- peração na demanda. A mudança no comportamento, com muitas empre- sas incentivando o retorno ao ambiente corporativo, tem revertido parte da redução observada durante o auge do home office. No entanto, o impacto varia de acordo com a região. “Em mercados mais maduros, onde a digitalização está mais avançada, por exemplo, ainda vemos quedas mais acentuadas no consumo de papéis. Já em países em desenvolvimento, as perspectivas são mais otimistas, com uma demanda mais estável ou até mesmo crescente, impulsionada pela re- tomada das atividades presenciais e pelo crescimento econômico”, ressalta o gerente executivo da Suzano. Para o crescimento do mercado de papéis, Dabdab enxerga que são diversos os fatores que geram impacto. “O retorno aos escritórios tem desempenhado um papel importante na recuperação da demanda em muitos mercados, como mencionado anteriormente. Além disso, o desempenho do setor é influenciado pelo cenário econômico de cada região que estimula o consumo e utilização como um todo dos papéis. Outro fator crucial é a capacidade da indústria de se adaptar a mudanças inesperadas. A flexibilidade e a inovação na oferta de produtos são essenciais para sustentar o crescimento em longo prazo. Falando especificamente de Suzano, temos um modelo de atendimento que abastece mais de 43 mil clientes em diversas regiões e de diferentes tamanhos, e acre- ditamos que a inovação na distribuição e no atendimento personalizado é uma forma eficaz de otimizar e potencializar o consumo. Esse modelo permite à companhia se adaptar às necessidades variadas de seus clientes e acompa- nhar as mudanças nomercado de forma mais eficiente.” A Suzano, explica Dabdab, ciente da necessidade de atender de forma cada vez mais eficaz a todos os perfis de clientes, deu um passo significa- tivo em inovação no ano de 2024 com o lançamento do “Supri Já” (https:// www.suprija.com/) . “Trata-se de uma plataforma online inédita para impul- sionar as vendas de parceiros focados no universo de materiais de escri- tório. O objetivo com a criação do marketplace é conectar consumidores, consumidoras e comerciantes de médio e pequeno portes, fortalecendo os negócios locais a partir de um novo canal digital de vendas.” Na plataforma, as empresas encontram atendimento personalizado, múl- tiplas cotações, rapidez na entrega, variadas formas de pagamento (PIX, boleto parcelado, cartão de crédito) e um portfólio abrangente de produtos, que incluem produtos Suzano, como o papel Report, e todo portfólio de suprimentos de escritório. FILIPERSON A proximidade que a Filiperson mantém com os fabricantes de equipamentos impressores digitais, conta Grassiot- to, congregando suas equipes técnicas, trocando informações e compatibilizando tecnologias, de forma a permitir que os papéis impressos reflitam ao máximo as potencialidades dos equipamentos “faz com que os papéis Filipa- per, Filicoat, Filiprint e todas as demais linhas de produtos para impressão da Filiperson sejam os mais indicados aos consumidores quando esses pretendem agregar valor e máxima qualidade aos seus impressos.”
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=