Revista LOJAS Papelaria - Edição 339

LOJAS PAPELARIA - SETEMBRO 2024 31 O gerente da Suzano espera que a demanda por papéis cut size se man- tenha estável no curto prazo, com algumas oportunidades de crescimento em nichos específicos que valorizam esses produtos. EVOLUÇÃO Jefferson Leite, diretor comercial da Sylvamo, observa que toda e qual- quer expansão de equipamentos que utilizam o papel, sem dúvida, agrega para o negócio. “Acompanhamos todas as projeções para que estejamos alinhados com as oportunidades e sabemos que muitos usos do papel se renovam diariamente, os hábitos de consumo se modificam e temos que estar atentos para oferecer as melhores soluções de acordo com a evolu- ção do mercado de papel.” Para este segundo semestre, que é historicamente melhor que o primeiro, Leite vê um cenário positivo, principalmente, porque o mercado segue ino- vando e atento às demandas dos consumidores, assim como a Sylvamo que continua com a sua agenda de lançamentos para atender as neces- sidades de seus clientes. A Sylvamo teve, recentemente, o lançamento de Chamequinho Cartolina Branca e Chamex Lettering. “Para complementar o portfólio, lançamos o Chamequinho A3 com duas op- ções: 120 g/m² e 180 g/m², papeis mais encorpados e com acabamento liso impecável para incentivar os jovens a soltarem a criatividade na escola ou em casa, realizando atividades escolares ou com a família. Os produtos já estão disponíveis nas papelarias e lojas em todas as regiões do Brasil e reforçam o posicionamento da Sylvamo em oferecer uma linha completa de produtos para atender todas as necessidades de seus consumidores, com o foco na antecipação de tendências, como líderes de mercado. Chamex e Chamequi- nho têm o maior mix de produtos do mercado”, afirma o diretor comercial. Anderson Medori, gerente comercial da Jandaia, relata que o mercado de papéis branco e colorido para impressora/copiadora atingiu o ápice em 2013, com 496.331 tons na venda nacional. “Exatamente 10 anos depois, em 2023, as vendas nacionais fecharam em aproximadamente 370.000 tons, ou seja, uma queda de 25,4% em uma década.” Medori cita as situações que contribuíram para essa queda expressiva: “O papel ‘pagou’ pelo alto custo da postagem; empresas instituíram a obriga- toriedade de impressão frente/verso. As mídias eletrônicas também contri- buíram (exemplo: contratos antes impressos para assinatura passaram a ser digitalizados), o DANFE foi reduzido pela metade (formato A4 para A5) e posteriormente, vem sendo substituído (e-commerce) por etiquetas; o hábito de impressão mudou após a pandemia (se imprime menos ); entre outras.” O gerente comercial da jandaia comenta que, apesar de experimentarmos quedas constantes, ano a ano, nesse momento ele entende que o merca- do se estabilizou “encontrou seu novo tamanho”. “Portanto, acredito que os números serão muito próximos aos do ano anterior. O incremento de volume do 2º semestre sobre o 1º Semestre é histórico, da ordem de 15 a 20%”, lembra ele. NOVAS APLICAÇÕES As análises da Filiperson apontam para o fato de que tem havido a redução do uso desses papéis em algumas aplicações tradicionais, mas as novas aplicações substituem essas perdas com folgas, observa Daniel Grassiotto, gerente comercial. “Chamamos internamente esse ‘fenômeno’ de ‘revolu- ção gráfica’. Como bem observado na análise da Exactitude, o crescimento das vendas de equipamentos impressores digitais (laser e inkjet) é vigoroso, fato esse decorrente em grande parte pela migração das impressões tra- dicionais para as digitais. Acompanhamos essa transformação, que cha- mamos de revolução, por mudar paradigmas importantes, já desde o ano de 2001. E a Filiperson, entendendo desde então a profundidade dessa mudança, investiu fortemente na sua adequação a uma realidade que cer- tamente aconteceria. Aquisição de tecnologia de ponta junto a parceiros internacionais, capacitação técnica de seu pessoal, P&D, ampliação da ca- pacidade de produção, enfim, atualização tecnológica com foco nas novas demandas emergentes. O mercado de papéis para impressão em equipa- mentos impressores digitais continuará crescendo, no mínimo, na mesma proporção em que crescem as vendas das impressoras e copiadoras.” Grassiotto diz ainda que é interessante observar que, além do crescimento do consumo ocasionado pela “revolução gráfica”, essas novas tecnologias permitem opções de impressões de alta qualidade, volumes flexíveis e bai- xos custos e, assim, criam condições para que trabalhos que normalmente não seriam impressos em função de custos e tiragens mínimas elevadas possam ser realizados em equipamentos digitais. Isso impulsiona as im- pressões e pulveriza a atuação das gráficas expressas. “Há ainda outra importante vertente que é o mercado corporativo, que adquirindo suas próprias impressoras passa a imprimir internamente suas peças gráficas, amplificando a utilização dos papéis cut size brancos e coloridos. A facili- dade aliada à qualidade, praticidade e baixo custo é a receita perfeita para fazer crescer o ‘bolo’ dos equipamentos para impressões digitais e seus insumos, sendo o principal deles o papel.” O gerente comercial da Filiperson relata que o segmento SoHo (escritó- rios e home office), talvez influenciado pela impactante realidade das redes sociais, tem mostrado um aumento de consumo de papéis especiais, co- loridos ou brancos, lisos ou texturizados, como forma de individualização, personalização e diferenciação. “Avaliamos que os trabalhos gráficos se- guem a mesma filosofia dos posts das redes sociais. Esses últimos visam transmitir a grupos sociais idéias, conceitos, mensagens, momentos ou até mesmo produtos, mas sempre procurando atrair a atenção máxima, seja caprichando no leiaute, nas cores, nas imagens e vídeos e nos textos. Pois nas peças gráficas se dá o mesmo. Apenas que no lugar da tela retroilu- minada de fundo, o papel faz as vezes de suporte das mensagens. E os papéis especiais têm o poder de agregar valor, elegância, destaque, enfim, de valorizar e potencializar a mensagem. Já nas impressões domésticas se dá algo muito parecido com o acima exposto, porém adicionado ao fato de que é muito grande a quantidade de usuários domésticos que passou a utilizar seus equipamentos para realizar pequenos trabalhos gráficos ou de artesanato, como complemento de renda ou até mesmo como nova ativida- de profissional principal. Isso também amplia substancialmente o mercado de papéis cut size brancos e coloridos, inclusive os especiais.” “Na Filiperson trabalhamos com a certeza de que os níveis de crescimento apontados pela análise Exactitude Consultancy se manterão pelos próxi- mos anos, nos mesmos percentuais. Para que esse crescimento em nos- so país possa ser mantido ou se torne ainda mais vigoroso é importante que o cenário econômico seja pacificado, que haja melhor previsibilidade e segurança, gerando confiança e, com isso, investimentos e crescimento. Os empresários, sejam eles de grandes ou pequenos negócios, precisam enxergar perspectivas mais favoráveis e um cenário econômico mais claro e

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