Revista LOJAS Papelaria - Edição 338

6 LOJAS PAPELARIA - AGOSTO 2024 JOGOS EDUCATIVOS O mercado de jogos educativos e peda- gógicos no Brasil tem mostrado um cres- cimento significativo nos últimos anos. Este crescimento é impulsionado por di- versas tendências e fatores, como a maior conscientização sobre a importância da educação por meio de recursos lúdicos. Muitos pais e educadores buscam agora jogos que contribuam para o desenvolvi- mento cognitivo e emocional das crianças, ao mesmo tempo que procuram reduzir o tempo dos pequenos nas telas. A pandemia de Covid-19 veio também acelerar o interesse por ferramentas edu- cacionais, observa Samira Detoni, do time de inovação da Xalingo Brinquedos. “Além disso, percebemos que o mercado preci- sava de jogos direcionados para necessi- dades específicas das crianças, com uma abordagem mais inclusiva. Neste contexto, a Xalingo Brinquedos vem desenvolvendo jogos que abraçam pequenos de diferentes contextos.” Os jogos da Xalingo contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, informa Samira, pro- movendo a concentração, o foco e a me- mória. “Esses benefícios são reconhecidos e valorizados por pais e educadores, o que contribui para um aumento contínuo na demanda.” Para desenvolver esses produtos, conta Samira, primeiramente, a empresa observa e estuda o mercado consumidor. “Foi des- ta forma que identificamos a necessidade de uma linha inclusiva (Braille, Libras, TEA, TDAH, TDA e dislexia). Após os insights do mercado, passamos para o desenvol- vimento dos produtos. Em seguida, testa- mos os itens com crianças, psicólogos e Aprender brincando Jogos educativos não só proporcionam diversão, mas também estimulam o aprendizado e o desenvolvimento das crianças

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=