Revista LOJAS Papelaria - Edição 338

LOJAS PAPELARIA - AGOSTO 2024 41 “Por meio de processos de produção criteriosos, os produtos Staedtler são eficientes para a ecologia e atendem a critérios ecológicos como durabili- dade e sustentabilidade. Os gizes de cera da Staedtler são dermatologi- camente testados e estão em conformidade com a norma de segurança europeia EN 71, garantindo segurança para todos”, diz Andrade. O giz de cera é um dos produtos mais utilizados pelo público infantil, obser- va Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell. “Nossa empresa garante que seus gizes de cera atendam às necessidades de segurança e qualidade, utilizando ingredientes atóxicos e realizando testes dermatológi- cos rigorosos. As cores são vivas e atrativas para estimular a criatividade das crianças, e os pigmentos de alta qualidade asseguram essa vivacidade. Além disso, desenvolvemos formatos e texturas ergonomicamente proje- tados para o público infantil, facilitando o manuseio por mãos pequenas e proporcionando uma experiência completa.” No Grupo Leonora, comenta Fernanda Ricci, gerente de produto, quando se desenvolve produtos infantis, a preocupação com a segurança e quali- dade é ainda maior. Dessa forma, todos os produtos destinados aos peque- nos consumidores são atóxicos, testados e certificados pelo Inmetro. “Isto acontece justamente para garantir a integridade das crianças durante o uso dos nossos itens. Por isso, o cuidado começa lá no início, quando fazemos a seleção do fornecedor que fabricará este produto para a gente. Nós visi- tamos a fábrica, checamos o ambiente as condições de trabalho e a quali- dade do produto em mãos. Além disso tudo, exigimos e checamos todos os laudos e certificações exigidos pelo padrão de qualidade e leis brasileiras.” MERCADO AQUECIDO O giz de cera está presente na lista de material escolar do ensino funda- mental, o que ajuda na demanda deste item, lembra Fernanda. “Além disso, é um produto que as crianças adoram usar na hora do lazer, pois colorir com a família e os amigos também é uma atividade que a criançada curte. Por esse motivo, o nosso mix de giz de cera atende os itens básicos, de lista escolar, além dos itens diferenciados, que são aqueles que a gente direciona o uso para os momentos de brincadeira, como o giz de cera de encaixe nos dedos e o giz de cera para hora do banho, ambos da Linha inclusiva Color Joy. Andrade, da Staedtler, lembra que nos tempos de pandemia observamos um aumento significativo na demanda por alguns materiais de arte e papelaria, incluindo os giz de cera. Isso porque os pais procuravam maneiras criativas de entreter e educar as crianças em casa. Esse período destacou a importân- cia das atividades artísticas para o desenvolvimento dos pequenos. “Hoje, embora não temos mais as restrições da pandemia, o mercado de giz de cera continua aquecido. Vemos que muitas das tendências iniciadas durante a pandemia se mantiveram. Os pais e educadores reconheceram os benefícios de atividades criativas e continuam a incorporá-las no dia a dia das crianças. Além disso, as escolas e instituições de ensino, que também se adaptaram durante a pandemia, continuam a valorizar e utilizar esses materiais em suas atividades curriculares”, afirma Andrade. Paula, da Famix, concorda que, durante a pandemia, os produtos de ati- vidades lúdicas, como o giz de cera, tornaram-se essenciais para manter as crianças engajadas e estimuladas em casa. “Este mercado, que viu um grande crescimento durante esse período, continua aquecido. Com o retorno gradual das atividades presenciais e o fortalecimento das prá- ticas de ensino híbrido, a demanda por materiais de arte e educação lúdica permanece em alta. A necessidade de produtos que estimulem a criatividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças mantém o mer- cado em um estado positivo.” TUTORIAIS A produção de tutoriais (inclusive digitais) para esses produtos vem se tor- nando uma prática cada vez mais comum no mercado, também. A Famix produz tutoriais, incluindo conteúdos digitais, para auxiliar no uso criativo de nossos produtos. “Disponibilizando vídeos e guias passo a passo em nossas redes sociais. Esses materiais são desenvolvidos para oferecer sugestões de atividades, técnicas de desenho e projetos criativos que podem ser rea- lizados tanto em casa quanto na escola. Nosso objetivo é inspirar e facilitar o uso do giz de cera, promovendo a aprendizagem e a diversão”, diz Paula. A analista da Famix se mostra também otimista quanto às vendas de giz de cera para o segundo semestre. “Com a retomada das aulas e a crescen- te valorização das atividades manuais e criativas, esperamos um aumento significativo na demanda. Nossas campanhas de marketing, alinhadas com a Volta Às Aulas e as datas comemorativas, estão estrategicamente plane- jadas para impulsionar as vendas e alcançar novos públicos.” A Faber-Castell também produz uma variedade de tutoriais, incluindo con- teúdos digitais em seu Instagram e TikTok (@faber_castell_br), para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo todos os produtos, informa Flávia. “Inclusive, acessando também ao site institucional https://www.faber -cas- tell.com.br/inspiration/all-tutorials é possível conhecer os vídeos tutoriais de diversos produtos Faber-Castell demonstrando como utilizar correta- mente lápis, marcadores, aquarelas e outros produtos para obter os me- lhores resultados. Reconhecemos a importância da produção desses con- teúdos para a comunidade de artistas e entusiastas pelo tema, permitindo a troca de ideias e experiências, fortalecendo os laços entre a marca e os seus consumidores.” A Staedtler acredita na força da arte e da criatividade, conta Andrade, lem- brando que a pintura e os trabalhos manuais são atividades divertidas que promovem, de forma lúdica, a criatividade e as competências motoras. Com o tempo e o espaço adequados para explorarem, e com pequenos estímulos, é possível promover a criatividade. “Para ajudar as pessoas a darem o primeiro passo, disponibilizamos di- versos tutoriais com passo a passo de como fazer diferentes projetos, principalmente com as crianças. Os tutoriais estão disponíveis no site da Staedtler. Fazer experiências com várias cores e usar diferentes técnicas de pintura com giz de cera, lápis e tintas não só estimula a sensibilidade das crianças às cores, como também promove a motricidade fina e grossa, e ajudando a uma primeira consciencialização da distribuição espacial.” Investir em itens de qualidade e que estimulem a criatividade é essencial para o desenvolvimento, argumenta o gerente de marketing da Staedtler, especialmente no início da idade escolar. “Com o objetivo de garantir de- senvolvimento adequado às crianças, e levando em conta as especificida- des do mercado brasileiro, a Staedtler fabrica produtos acessíveis para o consumidor local, que terá acesso a um excelente custo-benefício e alta qualidade. Mantendo isto em mente, é esperado que a venda de giz de cera no segundo semestre siga de modo positivo, especialmente durante o período de volta às aulas que inicia em agosto.”

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