Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 9 de folhas A4/carta para etiquetas em rolo e as em folhas caíram demasiada- mente. Alguns lojistas que diversificaram seus SKUs nesta linha estão ten- do sucesso, as folhas ou formatadas como são conhecidas ainda têm um mercado muito grande, mas alguns fabricantes pararam no tempo e con- tinuam fabricando produtos totalmente fora de padrão e nos equipamen- tos de tecnologia avançada não tem a melhor performance. Veja algumas marcas, como a folha do adesivo é fina, eles não rodam nos equipamentos modernos . Solicite na sua próxima compra uma ficha técnica do seu for- necedor. O produto precisa estar dentro da especificação do fabricante do equipamento e poucas estão.” Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, acredita em um cenário promissor, impulsionado pela demanda por identificação de produ- tos, especialmente em setores de bens de consumo e varejo. Além disso, o crescimento do comércio eletrônico aumenta a necessidade de rotulagem eficaz, impulsionando a demanda por etiquetas autoadesivas. “Nossos produtos são desenvolvidos para uma variedade de aplicações. A cada nova coleção, nosso objetivo é atender a todos os tipos de consumi- dores. Oferecemos etiquetas padrão para impressão e uso em ambientes de escritório, além de opções coloridas e metalizadas para personalização. Este trabalho envolve estudo e compreensão das necessidades do cliente e a capacidade de inovar continuamente. Com objetivo de tornar o uso das etiquetas adesivas Inkjet ainda mais prático de eficiente, o site Tilibra dispo- nibiliza no link de todos os produtos da categoria um manual de instruções para download e vídeo, com passo a passo, para realização da impressão”, revela Takahashi. As etiquetas adesivas tornam a organização, padronização e personali- zação das informações muito mais simples e ágil, facilitando a gestão de pastas, documentos, materiais, correspondências, caixas e diferentes tipos de estoques, afirma o gerente. “A Tilibra oferece 46 modelos, que podem ser utilizados nos ambientes corporativo, escolar e doméstico. As etiquetas adesivas Inkjet Tilibra são produzidas com matéria-prima de alta qualidade, para suportar tanto escrita manual como impressa e estão disponíveis em pacotes com 10, 25 e 100 folhas, nos formatos carta e A4.” CRESCIMENTO Gabriela Procopio Tavares, gerente de produtos da Maxprint, observa que, “se olharmos somente para as etiquetas em papel couché, podemos dizer que é um segmento com tendência de queda. Mas esse é um mercado que vem, na verdade, se adaptando às novas tecnologias e demandas.” Ela conta ainda que o que impulsiona esse mercado são as vendas on-line em ascensão, principalmente, e o crescimento do trabalho autônomo. Gabriela lembra que esses produtos possuem diversos formatos, cores e acabamentos para atender os mais diversos tipos de necessidade, desde a impressão comum em equipamentos jato de tinta domésticos, com pa- pel couché, até materiais que sejam resistentes a temperaturas extremas e umidade, por exemplo. “Para cada necessidade há um tipo de matéria- -prima mais indicada, e um equipamento próprio para impressão.” Marta, da Pimaco, afirma que o mercado de etiquetas autoadesivas global foi dominado pelo setor alimentício, que teve um aumento exponencial em 2023, com os serviços de entrega impulsionando a demanda por etiquetas autoadesivas, seja na identificação de pedidos ou produtos, no controle e sinalização de estoque ou na personalização de embalagens, uma pesquisa realizada pela Fortune Business insights reforça ainda mais essa demanda. “Além disso, também notamos um aumento do consumo devido a algumas tendências mais voltadas para públicos e usos que vão além do tradicional. Um bom exemplo disso é o uso de etiquetas para atividades relacionadas com organização de ambientes doméstico ou corporativo, artesanato, ativi- dades criativas, entre outros. Tudo isso só é possível, porque estamos falan- do de um produto extremamente versátil, útil, multifuncional e accessível.” O cenário atual para o segmento de etiquetas autoadesivas é bastante pro- missor e Marcos Rossi, presidente da Mack Color Etiquetas e Rótulos, obser- va um crescimento constante nos últimos anos, impulsionado pela digitaliza- ção dos processos logísticos e pela crescente demanda por rastreabilidade e segurança de produtos. Além disso, o aumento das compras online tem gerado uma maior necessidade de etiquetas autoadesivas para embalagens e envios, contribuindo significativamente para a expansão do mercado. Rossi destaca diversos fatores podem impulsionar o crescimento do seg- mento de etiquetas autoadesivas, incluindo E-commerce: a expansão con- tínua do comércio eletrônico aumenta a demanda por etiquetas de envio e rastreamento); Automação Industrial: a implementação de sistemas auto- matizados em armazéns e centros de distribuição requer etiquetas de alta qualidade para garantir eficiência; Sustentabilidade: a crescente preocupa- ção com o meio ambiente está levando à adoção de etiquetas produzidas com materiais recicláveis e processos ecológicos; e Inovação tecnológi- ca: investimentos em tecnologia, como etiquetas RFID e QR codes, ofere- cem novas funcionalidades e maior valor agregado aos produtos. Grassiotto, da Filiperson, conta que os investimentos em novos tipos, mo- delos e formatos de etiquetas não param, sendo uma corrida para dispo- nibilizar aos consumidores os produtos mais adequados a cada uma das novas aplicações. “Sem dúvidas que além do crescimento vegetativo do mercado, que pode ser naturalmente turbinado no caso de melhorias nas condições econômicas do nosso país, as novas dinâmicas do mercado vir- tual com as explosões do comércio eletrônico e, por consequência do uso de etiquetas de identificação de produtos e logística fazem com que o con- sumo dessas etiquetas autoadesivas seja crescente e projete um horizonte muito favorável.” QUALIDADE Uma boa etiqueta adesiva deve ter matéria-prima de alta qualidade (frontal, adesivo e liner), ter um rigoroso controle de qualidade no processo produti- vo e embalagem que proteja bem o produto das interferências externas (umi- dade, calor, manuseio etc.), defende Gabriela, da Maxprint. “Nossa empresa é referência em alta qualidade em todas as categorias de produto que oferece e, além disso, garantimos um excelente suporte ao cliente no pós-venda. Temos, inclusive, ótima reputação no ‘Reclame Aqui’”, garante a gerente de produto, justificando que esses produtos possuem diversos formatos, cores e acabamentos para atender os mais diversos tipos de necessidade, desde a impressão comum em equipamentos jato de tinta domésticos, com papel couchê, até materiais que sejam resistentes a temperaturas extremas e umi- dade, por exemplo. “Para cada necessidade há um tipo de matéria-prima mais indicada, e um equipamento próprio para impressão.” Grassiotto, da Filiperson, comenta que os principais requisitos são a quali- dade do papel, a qualidade e adequação do adesivo, a precisão e padroni- zação dos cortes e formatos, além da printabilidade e, em função de todos

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