Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 5 PERFIL DO FORNECEDOR A Animativa, terceira maior empresa do setor de papelaria do Brasil, apre- senta seus lançamentos para a Coleção 2025, idealizada para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Apostando em inovação e personalização, os novos modelos variam de cadernos temáticos a edi- ções especiais com tecnologias avançadas. A empresa busca destacar-se no competitivo cenário nacional com uma coleção desenvolvida para aten- der os desejos dos consumidores por produtos que expressem a personali- dade e o estilo próprio de cada um. Entre os destaques estão os modelos com temas de Rebecca Bonbon, Friends, Deadpool, Pixar, Ursinhos Carinhosos e Alice. Um produto que merece atenção especial é o caderno universitário Moranguinho, que utiliza tec- nologia de microcápsulas de aroma, liberando fragrância de morango conforme o avanço da escrita. Conhecida por desenvolver produtos para diferentes faixas etárias, com atenção às peculiaridades de cada público, para as crianças, a empresa traz cadernos com mate- riais resistentes e cores vibrantes, como nas linhas Moranguinho e Transformers. Para os adolescentes, a aposta está em designs modernos e ousados, exemplificados pela nova coleção Deadpool. Já para os adultos, os materiais são mais sóbrios e elegantes, com capas duras e pau- tas espaçadas, adequados para um público que valoriza sofisticação e praticidade. Além disso, a empresa se destaca pelo compromisso com a inclusão e a acessibilida- de. A coleção Manual do Mundo, por exemplo, é equipada com o método de estudo Cornell, facilitando a retenção de conhecimento. Os PaperToys são outro destaque do ano: bonecos de papel colecionáveis que substi- tuem os de plástico, oferecendo uma opção ecológica e educativa para os consumido- res. “Além disso, temos o lançamento dos Quebra-Cabeças Animativa, produtos proje- tados para estimular a imaginação e desenvolver as habilidades motoras das crianças. A arte japonesa milenar dos Origamis também é um destaque na Coleção 2025. Além do Contando Histórias com Dobraduras e Recortes, cadernos de colorir com temas da Moranguinho, Alice, entre outros”, conta Djalma Nunes, CFO da Animativa. O QUE MUDA A Animativa nasceu como São Domingos Indústria Gráfica, na década de 40, em Itajo- bi (SP) produzindo impressos, livros e certidões para cartórios, paróquias e prefeituras. Na década de 50, mudou-se para Catanduva/SP e começou a atuar em todo o territó- rio nacional. Em 1985, iniciou a produção de cadernos e agendas para o setor escolar e alcançou destaque no segmento de mercado. Depois de quase 80 anos atuando no mercado papeleiro, a SD Inovações Gráficas op- tou por ampliar o portfólio nos segmentos de educação, entretenimento e corporativo. “Planejada desde 2021, a mudança foi acompanhada por uma renovação na gestão e na governança corporativa, resultando em impactos positivos para os negócios”, explica o CFO da Animativa. “ A estratégia de negócio opta pela diversificação para Animativa 2024: lançamentos abrem caminho para uma nova era Empresa pretende estar cada dia mais presente no cotidiano dos clientes mitigar os impactos da sazonalidade nas vendas, desvincu- lando-se da concorrência baseada unicamente em preços no setor de papelaria. A companhia está ampliando o portfólio nos segmentos de entretenimento, corporativo e educação, além de prospectar o mercado internacional”, acrescenta o executivo. “Nosso movimento de mudança é vital para a sus- tentabilidade e o crescimento do negócio no longo prazo.” Além de reforçar a estrutura de marketing e os investimen- tos em trade marketing, estabelecendo parcerias estratégicas para ampliar sua presença no varejo, a empresa modernizou seu parque gráfico, investiu em certificações (ISO 9001, 14001 e 45001). «A Animativa dobrou suas exportações nos últimos três anos e ampliou sua prospecção internacional, reforçando sua presença em diversos países, tais como EUA, Honduras, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai, Guatemala, Costa Rica e Arábia Saudita”, destaca a gerente de exportações, Fernanda Couto. “Queremos evoluir de uma companhia de commodity para uma empresa de valor agregado, sendo a marca mais desejada pelos nossos clientes.” O gerente de comunicação da Animativa, Rodrigo Amaral, diz que o nome SD Inovações Gráficas é um motivo de orgulho para toda a companhia, mas chegou a hora de alçar novos voos quando o assunto é posicionamento estratégico de mer- cado. “A nova marca, que combina as palavras “anima”, que significa alma em latim, e “ativa”, que remete à criatividade e ação, reflete a energia e a visão renovada da empresa”, ressalta Amaral. “A nova marca consolida a nossa identidade e fortalece a conexão entre a marca e os consumidores dos segmentos que atuamos. Além disso, a empresa quer estimu- lar o desenvolvimento criativo e cognitivo dos consumidores através de produtos inovadores, buscando ser a marca favo- rita dos clientes.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=