Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 37 Varejo brasileiro está mais otimista que o norte-americano, diz KPMG Enquanto os EUA enfrentam um declínio nas vendas no varejo, impulsionado por preocupações inflacionárias e incertezas econômicas, o setor no Brasil projeta um cenário mais otimista, com expectativas de aumento do consumo e melhoria nas condições de vida. Essa é uma conclusão do estudo “Cenários de Vendas no Varejo”, feito pela KPMG. O documento compara o mercado de varejo do Brasil e dos Estados Unidos, citando dados e índices dos dois países. Segundo a publicação, em janeiro de 2024, as vendas no varejo norte-americano registraram um declínio de 0,8%, o maior em quase um ano. Esse resultado foi ocasionado por quedas nas vendas de veículos automotores, postos de gasolina e lojas de materiais de construção. Por outro lado, as vendas no comér- cio varejista dos Estados Unidos tiveram um aumento de 0,6% em 2023, em relação a 2022, aproximadamente um terço (35%) do crescimento do varejo brasileiro, o qual atingiu 1,7% no mesmo período. “O Brasil, apesar de enfrentar períodos de volatilida- de econômica, tem visto um aumento no otimismo do consumidor, que se reflete no maior entusiasmo dos potenciais investidores. Esse sentimento positi- vo é impulsionado por expectativas de melhoria nas condições econômicas e sociais, embora o mer- cado nacional também tenha enfrentado algumas dificuldades”, diz Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul. Outros indicadores importantes do setor analisados no estudo são a inflação e os juros dos dois países: nos Estados Unidos, a inflação medida pelo Perso- nal Consumption Expenditures (PCE), que é um indi- cador importante, deve sair de 3,4% (projeção para o final de 2023) e chegar a 2,4% até o final de 2024. Já no Brasil, a projeção para o IPCA é de 3,89% para 2024. Esse percentual está abaixo do teto da meta oficial de inflação para 2023, que é de 4,75%, e dentro da meta para 2024, que é de 3,5%. Quanto à taxa básica de juros (Selic), que é definida pelo Banco Central, a projeção é de leve declínio, devendo chegar a 9% até o fim do ano. Em dezembro de 2022, a Selic estava em 13,75%; caiu durante o ano, fechou 2023 em 11,75% e, em janeiro de 2024, decresceu meio ponto percentual, chegando em 11,25%. “Olhando para o futuro, é crucial monitorar de perto os desenvolvimentos nos Estados Unidos e no Brasil. Nos EUA, o desempenho do mercado de trabalho e as políticas de combate à inflação terão um impacto significativo nas tendências de consumo. No Brasil, as reformas econômicas serão fatores-chave a serem considerados”, analisa Fernando. Segundo Caio Finzch, gerente de produtos da Epson do Brasil, “a Festa das Luzes de Joinville é um espetáculo e estamos muito felizes por apoiar a segunda edição agora em 2024. Os projetores laser da Epson são ideais para videomapping em grandes eventos por conta da imersão que criam com a alta qualidade de imagem e brilho, transformando imagens em verdadeiras obras vivas”. Ele ainda acredita que a união do evento entre inovação, arte e música está alinhada com as iniciativas da Epson para trazer mais criatividade e inovação ao mundo. FESTA DAS LUZES A primeira edição da Festa da Luzes de Joinville foi realizada em 2022, com interações e projeções de luzes e efeitos em prédios simbólicos da cidade, como o Palacete Schlemm e o Museu Nacional de Imigração e Colonização. Além disso, também foi realizado o MAJ Sounds na Praça Nereu Ramos, localizada na rua do Príncipe, e seis oficinas gratuitas de arte e tecnologia, instalações artísticas, performances de dança, teatro e circo. “Acreditamos que a arte e a tecnologia têm o poder de provocar questionamentos, despertar sensações e criar conexões profundas. Somos um espaço de encontros, onde mentes curiosas se unem para explorar novas oportunidades e dar vida a experiências extraordinárias.”, destacou o manifesto encabeçado por Vigas no projeto Festa das Luzes de Joinville.

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