Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 31 Por Wilton Farelli, gerente operacional na Pon- taltech Fazer com que uma pequena empresa cresça e se destaque frente a grandes marcas do seu segmento não é uma tarefa fácil, principalmente, pois muitos desses negócios não dispõem de experiência ou de um orçamento adequado para investir em estratégias de marketing assertivas para este objetivo. Porém, é importante desta- car que uma boa campanha de prospecção não exige, necessariamente, um alto custo finan- ceiro, uma vez que existem ferramentas mais acessíveis e tão eficazes quanto para alavancar a marca em sua área de atuação – tais como o SMS e o e-mail marketing. Popularmente conhecidos no mercado, esses são alguns dos canais mais utilizados global- mente por empreendimentos dos mais diversos portes e segmentos. Quando bem estruturados, são capazes de elevar os retornos sob as cam- panhas aplicadas, contribuindo para uma maior produtividade e, ainda, fidelização dos clientes. Em dados divulgados pelo Text Message Marke- ting Report, o SMS apresenta uma taxa média de abertura de 98%, sendo que 90% das men- sagens enviadas são lidas, normalmente, em até três minutos após seu recebimento. Já o outro canal, por sua vez, dados da Shopify mostram uma média de 8,32 bilhões de e-mails enviados Cinco benefícios do SMS e e-mail marketing para pequenas empresas diariamente no Brasil – o que faz com que 41% das empresas B2B o considerem como o melhor canal para vender e anunciar produtos. Na prática, existem muitos benefícios que jus- tificam tamanha aceitação dessas ferramentas pela população e pelo mercado, principalmente pelas pequenas empresas. Veja os principais: #1 Baixo custo: tanto o SMS quanto o e-mail marketing são alguns dos recursos mais econô- micos do mercado, possibilitando a elaboração de campanhas assertivas com o público-alvo por pacotes mais em conta para as pequenas empre- sas que, normalmente, não dispõem de grandes orçamentos para essa tarefa. Dessa forma, basta realizarem a aquisição do crédito desejado para liberação das ações no mailing criado, em um processo facilitado de plug and play. #2 Maior alcance: em ambos os canais, as pe- quenas empresas conseguem se comunicar diretamente com seu público-alvo, ao invés de enviar mensagens massivas que corram o risco de impactar clientes não aderentes a seu perfil. Contudo, é importante destacar que esse maior alcance depende de uma higienização da base de contatos, segmentando-os através de uma série de categorias permitidas pelo SMS e e- -mail marketing como sexo, idade e região. #3 Fácil implementação: ao contrário de outras ferramentas que demandam um time dedicado ao seu gerenciamento devido à sua complexi- dade de uso, esses canais apresentam uma fácil implementação e gestão, não exigindo um conhecimento aprofundado nessas tecnologias para o desenvolvimento das campanhas de marketing. Ainda, nelas, as estratégias podem ser rapidamente ajustadas quando necessárias, apresentando uma flexibilidade importante para elevar o engajamento entre as partes. #4 Mensuração: toda campanha de marketing precisa ser mensurada em tempo real, como forma de identificar se os objetivos estão sendo atingidos ou se é preciso ajustar algum ponto. No SMS e no e-mail marketing, esse acompa- nhamento pode ser feito de forma simples e rápida, não demandando um time especializado para gerir esses dados – o que auxilia as peque- nas empresas a monitorarem seus planos sem um investimento maior para isso. #5 Integração com outros canais: os clientes es- tão cada vez mais exigentes na forma pela qual são contatados pelas empresas. Por isso, é de- ver delas fornecerem mais de uma opção para se relacionarem, de forma que cada consumidor escolha seu canal predileto. Aqui, tanto o SMS quanto o e-mail marketing podem ser conecta- dos com outras plataformas facilmente – dire- cionando o usuário para o site organizacional, um chat de vendas, ou outra opção desejada. Essa estratégia omnichannel é uma das ações mais importantes para qualquer empresa atual- mente, principalmente as de pequeno porte, de forma que consigam reter seus clientes e atingir cada vez mais pessoas. Todos esses benefícios são enormes atrativos para que as pequenas empresas consigam se destacar em seu segmento - desde que, claro, sejam levadas em consideração as particulari- dades de cada canal no momento de implemen- tá-los. Afinal, cada um deles exige certos cuida- dos que precisam ser avaliados ao escolher qual implementar. Na prática, como exemplo, é muito mais fácil ter um número ativo de SMS para contatar um cliente do que um e-mail funcional, além do fato deste segundo requerer um pouco mais de co- nhecimento do que o primeiro para conduzir e gerir sua estratégia. Mesmo diante dessas diferenças, algo é certo: com uma base de contatos limpa e atualizada, estes dois canais poderão contribuir muito para a atração e fidelização de cada vez mais clientes para o crescimento das pequenas empresas. No final, saber para quem falar e como se comu- nicar com assertividade e sem excessos, serão fatores determinantes para o sucesso destas campanhas.

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