Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

30 LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 GESTÃO Por Anderson Ozawa* Ainda alvo de baixos investimentos pelas em- presas, os treinamentos são uma ferramenta eficiente para aumentar a performance das pes- soas nas empresas. Há gestores ainda enten- dem que “não vale a pena” tirar seu colaborador do dia a dia de trabalho, que é uma “perda de tempo”, que dentro de uma “sala de aula” não gera resultado. Infelizmente, resultado de uma cultura de desvalorização da educação. O conhecimento formado em um treinamento é poderosíssimo. novas ideias surgem através da troca de conhecimento, das discussões, conversas. Quando uma equipe é treinada em processos de prevenção de perdas, em proces- sos operacionais, em gestão de pessoas, em análise de indicadores, funcionalidades tecnoló- gicas, ela torna-se apta e capaz de elevar seus resultados. Empresas precisam urgentemente dedicar parte do tempo do colaborador para treinamentos. Infelizmente, o varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, serão tratadas da mesma forma. Em uma palestra que proferi em uma feira de automação para varejo, uma per- gunta surgiu ao final: “Como obter o máximo das pessoas em meu negócio?”. Pensando em responder a esse questionamen- to, separei alguns passos essenciais: 7 passos para ter uma gestão de pessoas eficiente no varejo 1 - INVISTA NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Ter as pessoas certas significa selecionar aque- las que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiên- cias e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento. 2 - DÊ AS BOAS-VINDAS Vai além de um kit com um informativo. É nes- sa hora em que você deixa claro as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa no time. Quando isso aconte- ce, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, e que irá marcar sua trajetória para o resto da vida profissional. 3 – FAÇA A CAPACITAÇÃO INICIAL Antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula ou na prática. Essa ação valoriza o colaborador, faz com que ele aprenda os pro- cessos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta. 4 – PROMOVA AVALIAÇÕES COM FREQUÊN- CIA De acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orien- tando-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e pode chegar. 5 - TENHA UM PLANO DE CARREIRA Todos devem vislumbrar como e onde podem chegar dentro de uma empresa. O plano de car- reira dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas por saberem as regras claras do negócio. 6 - PROMOVA A CAPACITAÇÃO CONSTANTE Quanto mais horas de capacitação os colabora- dores têm, melhor é o desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e consequentemen- te os resultados são melhores. Desde capacita- ções técnicas a capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar esses momentos através de fotos, certificados, entre outras ações. 7 - OUÇA AS PESSOAS ATENTAMENTE SEM- PRE Ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas se sintam em um ambiente par- ticipativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na ope- ração tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o pro- duto ou serviço, e principalmente, com o cliente. Os colaboradores são a espinha dorsal e par- te viva do negócio que tem interação constan- te com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um re- sultado contínuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pes- soas. Quem terá o melhor resultado? Sobre a AOzawa consultoria (www.aozawaconsultoria.com.br ) Fundada em 2013 pelo professor Anderson Oza- wa, a Aozawa Consultoria atua com o objetivo de auxiliar na proteção e aumento dos lucros nas empresas. Ela oferece consultoria, assessoria e serviços para gestão de prevenção de perdas, eficiência operacional, tecnologia, inovação e desenvolvimento humano, com foco de atuação no varejo, em todos os seus segmentos. *É CEO da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa, pa- lestrante, consultor, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”

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