Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 29 Qual a importância da tecnologia para o varejo? Por Alexandro Dias, CEO da Alfa Sistemas. O varejo está entre os setores mais promissores do país. Prova disso, de acordo com dados do IBGE, é que, só em janeiro de 2024, o segmen- to registrou uma alta de 8,2% em comparação com o mesmo mês no ano anterior. No entanto, sua característica de sazonalidade traz à tona uma série de desafios constantes que o seg- mento enfrenta em toda cadeia produtiva, desde as atividades de compras e vendas até o com- portamento do público. Diante desses aspectos, que tornam toda essa gestão em algo complexo e desafiador, contar com o apoio da tecnologia é uma excelente estratégia. Diferentemente de outros setores, o varejo possui um sistema operacional com especifi- cidades. Isso é, ele atua durante os sete dias da semana, tendo um aumento das operações entre sexta e domingo. Esse fluxo tende a se potencializar ainda mais em datas comemora- tivas que, ao mesmo tempo que impulsionam o desempenho do comércio, também exigem um planejamento prévio, visto que não há margem para erro. Na prática, exercer esse controle não é, de lon- ge, uma tarefa simples, tendo em vista que a vertical atua com diversos fornecedores e preci- sa adquirir mercadorias na quantidade correta, de modo que atenda a demanda do público e, simultaneamente, não seja excedente ao ponto de deixar produtos parados em estoque. Consi- derando tal desafio, a tecnologia tem se mostra- do cada vez mais um recurso indispensável nas operações do setor. Com a facilidade de acesso que a era da conec- tividade nos trouxe, vimos crescer a quantidade de e-commerces e redes varejistas que adapta- ram suas operações para a internet, o que favo- receu as vendas em qualquer lugar ou região do país. Sendo assim, a tecnologia é um me- canismo essencial para garantir a logística de toda essa cadeia, fornecendo recursos como, por exemplo, a Inteligência Artificial, que aju- da no gerenciamento da cadeia através de análises preditivas, históricos dos meses an- teriores, entre outros aspectos que auxiliam na maior assertividade. Por sua vez, é importante chamar atenção ao fato de que, mais do que compreender como os recursos tecnológicos ajudam nas operações, é preciso adotar a ferramenta que venha ao en- contro das dores do negócio. E, em se tratando do varejo, é crucial que o setor opte por um sis- tema que tenha embutido funcionalidades espe- cificas do segmento, como realizar compras de forma estratégica, análise do processo de es- toque, e realização de marcações automáticas, de forma que ajude o varejista a tomar decisões assertivas e estratégias em seu negócio. Certamente, implementar um novo sistema e metodologia não e algo que acontece da noite para o dia. Além disso, tradicionalmente, o mun- do dos negócios foi constituído com teorias vol- tadas para a operação industrial, o que fez cada varejo implementar um método próprio. Sendo assim, nessa jornada, contar com o apoio de uma consultoria especializada no segmento, detendo amplo know how sobre as características específicas da vertical, é uma excelente alternativa para garantir resultados, identificar pontos de gargalos e estabelecer ações efetivas que assegurem a solidez do negócio como um todo. A tendência é que, mesmo com períodos de al- tas e baixas, o setor de varejo continuará cres- cendo. Isso exige que, desde já, os varejistas busquem se atentar às novas tendências e im- plementar recursos da tecnologia que ajudem a potencializar sua atuação de forma estratégica e ágil. Afinal, um setor que nunca dorme precisa contar com os ativos certos para tomar a melhor decisão a qualquer hora e lugar.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=