Revista LOJAS Papelaria - Edição 337

LOJAS PAPELARIA - JULHO 2024 21 SUSTENTABILIDADE Mercur realiza plantio de árvores em comemoração aos 100 anos da empresa Com o gesto, a empresa gaúcha busca ampliar seus esforços pela regeneração do planeta Para marcar seu centenário, a Mercur realizou uma ação de plantio de 100 mudas de árvores em escola da capital paulista. A ação aconteceu no dia 29 de junho, na Escola Estadual Brenno Rossi Maestro e tem o objetivo dei- xar um legado para a cidade de São Paulo, em comemoração ao primeiro centenário da Mercur. A ação ocorreu em parceria com a Informa Markets e a Agência Mãe, mas a compensação de GEE já é uma prática da Mercur desde 2009, sendo que seis anos mais tarde, a empresa se tornou carbono neutro. Há o com- promisso diário em reduzir ao máximo as emissões de GEE e compensar aquelas inevitáveis por meio do plantio de árvores nativas e da compra de créditos de carbono. Na Mercur o relacionamento com a natureza é uma prioridade inegociável. A ação faz parte do projeto Clube da Mini Floresta, que visa plantar 100 milhões de árvores nas principais cidades do Brasil. Escolas públicas de São Paulo foram escolhidas para receber as primeiras Miniflorestas, ajudan- do na regeneração dos grandes biomas, especialmente nas áreas urbanas, que enfrentam problemas como ilhas de calor, poluição e enchentes. “Para comemorar o nosso primeiro centenário decidimos materializar o com- promisso da Mercur com o presente, como forma de incentivar e valorizar uma das diversas formas de cuidado com a vida: o cuidado com a natureza e a sua conservação para as gerações futuras. Nos unimos à Informa Markets, empresa que organiza grandes eventos mundiais, como a Feira Hospitalar - maior evento do negócio de Saúde da América Latina - e à Agência Mãe para uma ação de plantio envolvendo voluntários dessas instituições. Nosso objetivo é repensar atitudes, mudar hábitos e ampliar a conscientização de que cada um de nós pode fazer um mundo diferente. Porque só depende da gente”, conta Ana Lange, da área de marketing da Mercur. Dessa forma, a arborização urbana beneficia na redução de estresse, re- fresca e limpa o ar, tornando as cidades mais habitáveis. “O projeto busca não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também proporcionar educação ambiental e vivências em áreas verdes para a comunidade es- colar, contribuindo para a saúde mental e bem-estar dos jovens”, explica Murilo Saito, que atua no time da Mini Floresta da Agência Mãe. Além disso, as organizações participantes do Clube da Mini Floresta rece- bem um selo de sustentabilidade, reconhecendo seus esforços em com- pensar emissões de carbono e seu papel como Guardiões das Florestas. Os colaboradores da Mercur se tornarão membros do Clube, contribuindo para a integração e ampliação do conhecimento ambiental. A comunidade escolar será beneficiada com a arborização urbana que fornecerá sombra e auxiliará no resfriamento do ar por meio da evapo- transpiração, processo em que a água do solo é absorvida e liberada no ar pelas folhas. Isso ajuda a diminuir o risco de doenças relacionadas ao calor e torna a localidade mais confortável. A plantação também melhora a qualidade do ar ao absorver gás carbônico e reter material particulado nas folhas, minimiza o barulho e contribui para a drenagem urbana. Para conhecer mais sobre as boas práticas da Mercur e sua relação com a natureza, acesse mercur.com.br/relatorio-de-impactos. SOBRE A MERCUR A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, locali- zada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu po- sicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida - pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamen- te 700 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, ben- galas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão volta- dos para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=