Revista LOJAS Papelaria - Edição 336

8 LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2024 GESTÃO Por Lílian de Sá e Nicolas Viana Gerenciar as obrigações fiscais em um setor tão dinâmico como o varejo é algo essencial e, ao mesmo tempo, desafiador. Isso é, fatores como a complexidade da legislação, bem como as obrigatoriedades pertinentes a cada vertente dentro do segmento, fazem com que manter as operações em conformidade e otimizar proces- sos sejam funções que demandam o uso de re- cursos avançados e especializados - dentre os quais, está a tecnologia. O setor varejista, sem dúvidas, está entre os mais competitivos. Em dados divulgados pelo IBGE, como exemplo, as vendas do segmento, em janeiro de 2024, registraram o maior patamar da série histórica iniciada em 2000. Na compa- ração com o mesmo mês em 2023, houve uma alta de 8,2%, contra a projeção de ganho clas- sificada em 3,3%. Embora, neste ano, o varejo tenha a tendência de se beneficiar por diversos fatores, desde o aquecimento do mercado de trabalho até o con- trole da inflação, ainda assim, os profissionais do segmento devem estar atentos em executar melhorias constantes nos processos e estraté- gias, com foco em manter a eficiência operacio- nal, redução de custos e, sobretudo, aprimorar a experiência do cliente. Isso é, diferentemente de outros setores, o va- rejo lida com uma volumetria muito alta de pro- cessos, tais como emissão de notas, gestão de Lílian de Sá é Mentora e Consultora 4tax- -Fiscal da Seidor. Nicolas Viana é Head dos Módulos Inbound, FCI e IVA da Suíte Fiscal 4tax seidor. compra e vendas, transportes, cupons fiscais, entre outras atividades que regem o dia a dia. Todas essas atividades precisam ser monitora- das e apuradas mensalmente, a fim de cumprir os prazos de entregas e envios, evitando não conformidades. Certamente, executar todas essas tarefas ma- nualmente é algo inviável, tendo em vista que pode colocar em risco a operação e deixar ainda mais suscetível a chance de erros e falhas. Para evitar esses riscos, a tecnologia se mostra extre- mamente importante, pois tem a capacidade de ajudar no gerenciamento dessas atividades com maior fluidez e assertividade, auxiliando o setor a exercer uma gestão fiscal eficiente. Atualmente, existem no mercado diversas ferra- mentas que asseguram cumprir esses objetivos. No entanto, na hora de escolher uma solução, é fundamental averiguar se o produto dispõe de uma interface com máxima capacidade de armazenamento de dados e funções, verificar se é oferecido todo o suporte que permita abrir chamados, adequação às constantes mudanças que regem o sistema fiscal e tributário, forneça análises profundas, automatize funções e que, principalmente, tenha a capacidade de lidar com os períodos de altas e baixas no comércio. Esse cuidado deve ser ainda mais rigoroso em se tratando de supermercados, os quais, se- gundo o IBGE, são uma vertente que tem tido pouquíssimas variações nos últimos meses; além do e-commerce, que vem liderando a pre- ferência de clientes e costuma sofrer altas em épocas comemorativas como, por exemplo, a Black Friday. Sendo assim, é crucial que o varejo, desde já, busque implementar uma solução efetiva que auxilie em todos os processos, garantindo sua sobrevivência em uma disputa cada vez mais acirrada. Para isso, é necessário implementar certas mudanças que não devem ser realizadas sozinhas, ressaltando a importância de contar com o apoio de uma consultoria especializada e que acompanha todo as alterações do ponto de vista fiscal e legislativo. Seja grandes, médios ou pequenos empreende- dores, o varejo tem uma árdua missão de rea- lizar operações em conformidade, não apenas para fins obrigatórios, mas também para asse- gurar sua vantagem competitiva. E, consideran- do que este é um setor que nunca dorme, im- plementar medidas eficazes é o que irá garantir que continue despontando como um dos mais promissores segmentos do mercado e, assim, se sobressaia frente a períodos de crise. Como a tecnologia pode ajudar o varejo na gestão fiscal?

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