Revista LOJAS Papelaria - Edição 336

LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2024 25 Uma pesquisa semelhante conduzida pela Universidade de Oregon em 2012 já havia apontado que atividades de modelagem promovem a criatividade e a imaginação nas crianças, incentivando-as a expressa- rem suas ideias e sentimentos de forma não verbal, melhorando assim suas habilidades de comunicação. “Para cumprir essas tendencias, a Staedtler oferece em seu portfólio uma massinha de modelar macia e fácil de manipular que agra- da os pequenos, e que não mancha, não gru- da e não seca, sempre com a qualidade euro- peia que os pais merecem”, garante Andrade. A papelaria passou a extrapolar a funciona- lidade e a ser também fonte de descontra- ção, diversão e conexão, argumenta Liliane Jochelavicius, analista de marketing da BRW Suprimentos, sendo um produto usa- do nas brincadeiras entre crianças e adultos em casa, além do espaço escolar. “Agora, os temas de coleções levam esses fatores em consideração. Para atender o público que emprega o produto também como um brinquedo e forma de passatem- po, indo além da lista de material escolar. Essa é uma ferramenta muito poderosa, por envolver as crianças de forma visual e tátil. O que favorece ainda mais os estímulos e aprendizado, incluindo o desenvolvimento motor da criança”, observa Liliana. A analista de marketing da BRW lembra também que a preocupação em desenvol- ver produtos atóxicos e que tenham outras características que atendam esse tipo de consumidor é uma questão fundamental, especialmente quando o foco são crianças. “Por isso, nos preocupamos muito com o bem-estar e saúde de quem vai suar. Nos- sos produtos são atóxicos.” Para Liliane, esses produtos permitem brincar aprendendo e trazer as questões pedagógicas também para o mundo da papelaria. “A massinha auxilia muito no de- senvolvimento e aprendizado das crianças. Aliando o desenvolvimento da motricidade com outros conhecimentos, em um apren- dizado divertido. Os pais estão cada vez mais preocupados em proporcionar esse estímulo de aprendizado para as crianças, mesmo em momentos de brincadeira. Nós estamos atentos a esses movimentos de mercado e pensando em inovações para atender à crescente demanda na área.” De acordo com Plínio Câmara, gerente comer- cial da Delta Artigos Escolares, a massa de modelar ganhou mercado nos últimos anos e isso contribuiu para o surgimento de novas marcas e formatos do produto, inclusive, agre- gando o mesmo como componente principal em brinquedos. “É um produto em constante evolução. Há possibilidade de que novos formatos evo- luam e cresçam em relação aos tradicional- mente comercializados. Os espaços para a massa tradicional e de amido permane- cem”, diz Câmara CARACTERÍSTICAS Para Andrade, da Staedtler, não basta a massinha ser macia e fácil de moldar se ela não for segura. “A Staedtler se preo- cupa em desenvolver produtos atóxicos, feitos com materiais de qualidade e ali- nhados aos compromissos de sustenta- bilidade da marca, diminuindo o impacto ambiental e promovendo a consciência ecológica desde a infância.” A usabilidade do produto é outro ponto muito importante e que deve ser levado em consideração quando se possui um produto infantil, lembra Andrade. “No caso da massa de modelar, é imprescin- dível que ela seja macia e maleável para que a criança possa manuseá-la com fa- cilidade. Brincar com massinha também está diretamente relacionado a socializa- ção e trabalho em equipe. Por isso, as embalagens com várias cores é um con- vite a colaboração e o compartilhamento, habilidades essenciais para o desenvolvi- mento social.” TENDÊNCIAS Um dos maiores diferenciais da massa de modelar plástica da Staedtler, segundo o gerente de marketing, está relacionado às cores. “Com elas, as crianças podem aprender os princípios da colorimetria enquanto se divertem. Isto porque ela é uma das únicas no mercado com cores intensas e realmente misturáveis. Ou seja, a união de duas cores resulta em uma terceira, de forma homogênea e com resultado vibrante. As cores vibrantes e a textura da massa estimulam os sentidos das crianças, proporcionando experiên- cias sensoriais únicas e enriquecedoras. Além disso, a massa de modelar não mancha as mãos ou superfícies e não gruda, sendo perfeita para brincadeiras em todos os momentos. Aprender brin- cando se torna realidade com massinhas incorporadas a ferramentas pedagógi- cas, como letras do alfabeto, números e formas geométricas. Através da manipu- lação da massa de modelar, as crianças desenvolvem habilidades motoras, cog- nitivas e de linguagem de forma natural e divertida”, completa Andrade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=