Revista LOJAS Papelaria - Edição 335

LOJAS PAPELARIA - MAIO 2024 19 licenciamento de produtos, único à frente da papelaria, que vem na segunda posição. Ou seja, estamos concorrendo em um amplo mer- cado, com muitas indústrias, importadoras e licenciadores”, observa Astolfi. Os produtos licenciados são facilmente reco- nhecidos no mercado pelos seus consumidores, destaca Astolfi, o que aumenta a visibilidade da marca fabricante. “A rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca licencia- da também é um benefício a ser destacado. No Grupo Leonora, buscamos as licenças mais re- levantes do mercado com multinacionais como Disney, Warner e Sanrio, o que também facilita a entrada em alguns canais de distribuição que antes não distribuíamos.” MERCADO DESAFIADOR Seguindo a tendência global de parcerias entre marcas, as principais empresas brasileiras per- ceberam que simplesmente estampar uma licen- ça ou personagem em um produto básico não é mais suficiente para garantir o sucesso de ven- das, lembra Cristofer George Elias, coordenador de produtos na Sestini. Agora, diz ele, é crucial realizar uma análise aprofundada da essência e dos valores por trás de cada parceria, para criar produtos que emanem sinergia genuína. “A verdadeira magia começa quando temos a personagem, que se transforma em um produto contando uma história envolvente. Quando essa conexão é forçada, o resultado nas vendas é ruim, não por conta do produto, mas sim, por ser uma conexão artificial. Acredito que esse entendimento tenha sido um dos principais impulsionadores do nosso crescimento. Agora oferecemos uma ampla gama de produtos nos quais a licença se integra perfeitamente, crian- do uma experiência única e perceptível para os consumidores”, afirma Elias. Para o coordenador da Sestini, o mercado bra- sileiro é desafiador em vários aspectos, porém ele acredita que, aqueles que tiverem uma boa sacada, que consigam fazer o “match” ideal, vão colher bons frutos. “Tudo é uma questão de estratégia e porte de empresa. Se você não pos- sui uma equipe altamente estruturada para te auxiliar a investir na sua marca própria, busque uma boa licença que atenda à sua necessidade. Outra estratégia é possuir um produto de marca própria que está com vendas estagnadas, bus- car a licença ideal que agregue valores perceptí- veis ao consumidor, ou que traga novos perfis de consumidores, para aumentar as vendas. Quer entrar em um novo ramo de atuação que sua marca nunca atuou? Melhor entrar em conjunto com uma licença que seja refe- rência nesse segmento. Enfim, são inúmeras as possibilidades, o que vale mesmo é definir sua estratégia primeiro. Pegar uma licença apenas por pegar, pode gerar uma sensação ruim para ambos os lados.” Durante os mais de 10 anos trabalhando com produtos licenciados, Elias diz que já viu um pouco de tudo, desde licenças que ninguém apostava, mas que tiveram produtos tão bem elaborados que viraram cases de sucesso, quanto licenças altamente “badaladas” que foram exploradas de forma errada, gerando uma percepção negativa sobre licenciamen- to. “Converse bastante com o licenciador da marca, procure se aprofundar nas ações e ativações que serão feitas, e busque enten- der principalmente o consumidor final dessa licença. Garanto que, seguindo essas dicas, seu resultado será sempre positivo.” INOVAÇÃO CONSTANTE O processo de crescimento do segmento de produtos licenciados no Brasil tem sido gradual, afirma Renata Endo, gerente de marketing da Foroni. “Em alguns casos houve um aumen- to moderado na demanda por produtos rela- cionados a marcas e franquias conhecidas, impulsionado por ações no ambiente digital e pelo desenvolvimento de estratégias de ma- rketing mais eficazes por parte das empresas licenciadoras. O mercado enfrenta desafios, com uma concorrência acirrada e a necessi- dade de inovação constante.” O mercado brasileiro tem demonstrado poten- cial promissor para produtos licenciados, de acordo com Renata, apesar dos desafios en- frentados. “A diversidade cultural e o tamanho da população brasileira oferecem uma base sólida de consumidores que buscam por pro- dutos relacionados a marcas e personagens conhecidos. Além disso, a paixão do brasileiro por entretenimento e cultura pop, contribui para a demanda por produtos licenciados de filmes, séries, quadrinhos e jogos.” No entanto, apon- ta ela, o mercado também tem seus desafios, como a complexidade burocrática e a concor- rência acirrada, com marcas locais e internacio- nais disputando a atenção dos consumidores. Apesar desses obstáculos, continua Renata, as empresas que conseguem entender o mercado brasileiro e adaptar suas estratégias de marke- ting e distribuição têm a oportunidade de alcan- çar bons resultados. “Dentre os principais benefícios de trabalhar com produtos licenciados, podemos elencar o reconhecimento da marca que gera apelo emo- cional aos consumidores, e a diferenciação dos itens no mercado, trazendo mais visibilidade nos pontos de Vendas, e sem dúvida uma das gran- des vantagens: o alcance de novos públicos”, completa Renata. MOVAS TEMÁTICAS Sonia Hayashi, gerente de produtos da Tilibra, destaca que o licenciamento já é um segmen- to consolidado e uma importante ferramenta de marketing para impulsionar a venda de pro- dutos. “Ao associar uma marca renomada a um produto de alta qualidade Tilibra, aumen- tamos as oportunidades para alcançar mais consumidores e maximizar nossos resultados. Obter as melhores licenças do mercado é um processo complexo que envolve critérios rigo- rosos e muitas negociações. Isso é feito para garantir que possamos oferecer aos nossos clientes e consumidores o que há de mais re- cente e melhor no mercado.” O setor de licenciamento é bem estabelecido e importante para estimular as vendas de produ- tos, conforme Sonia. “Essa estratégia é adotada para assegurar que possamos disponibilizar aos nossos clientes e consumidores o que há de mais novo e interessante em temáticas basea- das em tendências de comportamento e con- sumo. Contudo, apesar do mercado brasileiro aceitar muito bem o licenciamento, percebemos que o comportamento de consumo da nova ge- ração tem mudado, o que torna esse trabalho mais desafiador, uma vez que as preferências estão mais pulverizadas.” A gerente de produtos da Tilibra diz ainda que os produtos licenciados têm maior apelo com o consumidor por estarem associados a uma marca, celebridade e personagem que já estão consolidados no mercado, seja por um filme, série, jogo, influenciadores, animação, entre outros fatores midiáticos. “Isso aumen- ta as chances de escolha entre determinada marca em detrimento a outra.”

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