Revista LOJAS Papelaria - Edição 334

8 LOJAS PAPELARIA - ABRIL 2024 DICAS Por Raissa Specian, proprietária da Papela- ria Judá Hoje, vou compartilhar uma estratégia utilizada por shoppings e grandes centros de compra! E se eu lhe dissesse que você pode transformar sua loja em um lugar ainda mais mágico com a possibilidade de vender até o dobro? Vou ex- plicar tudo: ideias, como fazer, como funciona e o porquê funciona, então fica até o final! Tem aplicação para físico e online. Como eu não gosto de enrolação já vou te en- tregar duas palavras chaves: Evento e Experi- mentação. Sim, eu comprovo pessoalmente do auge dos meus 10 anos de Papelaria Judá e 3 diferentes endereços de funcionamento, online e físico: os eventos na loja já me proporcionaram 4 recordes de vendas. Um batendo o outro. O recorde dos recordes por sua vez, foi um sonho e realização profissional: vender o valor de mês comum em um só dia! Fora que a experiência de compra do cliente fica inesquecível e sua loja passar a ser lembrada como a favorita dele dali para frente. Eu tenho uma ciência (totalmente empírica) para explicar isso: o evento na sua preparação, atra- vés da divulgação, vai gerando expectativa e retenção de demanda, na pratica, o cliente que estava procrastinando agora tem data e hora para visitar a sua papelaria. Algumas das ideias abaixo já fiz, outras ainda quero testar aqui na Papelaria Judá • Oficina de Lettering • Oficina de aquarela • Oficina de Slime (sempre funciona, já fiz umas 30 vezes, sem brincadeira) • Degustação de alimentos (já fiz de donuts) • Café da Manhã Temático (já fiz de mães, Dia da Mulher e Dia dos Professores) • Eventos de Super promoção (um chamado Chuva de Cores, Black Friday) • Oficina Fábrica de Caneta (fiz recentemente e foi um sucesso, em parceria com a Newpen que Estratégia famosa dos Shoppings vai aumentar suas vendas até o dobro tem o produto Art Kit Hubble Fábrica de Caneta) • Estoura balão: Em compras acima de X valor, estoure o balão e ganhe um brinde secreto es- crito dentro dele. (Esse é simples de organizar de última hora) COMO FAZER? Escolho uma data. Ela pode ser familiar ao co- mercio como Dia das Crianças ou não, como Chuva de Cores que foi um Black Friday fora de época que fiz (em maio). Vejo quanto posso gastar: se eu vendo num dia normal R$ 1.000,00 por exemplo quero fazer um evento para vender R$ 1.500,00 – então vou investir uns R$ 100,00 nesse evento, incluindo decoração, insumos etc. Aqui você adapta a sua realidade. LEVANTO AS NECESSIDADES: Comprar decoração é preciso? Para sinalizar que a loja está num momento especial. Através das próprias vendedoras, como roupas típicas. Ou balões espalhados pela loja. Adesivos, im- pressões com tema da campanha. Precisa pa- recer uma festa! Há necessidade de comprar mais estoque? O que adianta colocar todo mundo na sua loja e não ter estoque para oferecer? Triagem de mercadorias: Se for promoção, de- fino quais produtos quero liquidar estoque e quais vou ganhar $ junto. Não adianta liquidar tudo da loja, você liquida uns e ganha em outros (novidades, lançamentos). Prepare sua equipe. Nessa etapa defino quem vai conduzir o evento: Equipe externa: Contrato um professor de Lette- ring ou de aquarela? Ou então: será nossa fun- cionária que vai fazer slime? É sua obrigação fazer sua equipe interna amar a ideia do evento e se envolver! O que vai fazer toda diferença no clima de festa, já defina quem vai ficar no atendimento, quem vai cuidar das necessidades durante o evento (reposições, lim- pezas e afins). Espalhe a notícia: instagram, clientes na loja, mensagens de whatsapp, banner no site, gru- pos de whatsapp. Fale em todo lugar para todo mundo que vocês estão num momento especial! O mais importante: coloque em pratica à sua maneira e você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Se gosta desse conteúdo já me segue nas redes sociais @raissaspecian que eu compartilho conteúdo que vale ouro igual esse aqui. “Como eu não gosto de enrolação já vou te entregar duas palavras chaves: Evento e Experimentação. Sim, eu comprovo pessoalmente do auge dos meus 10 anos de Papelaria Judá e 3 diferentes endereços de funcionamento, online e físico: os eventos na loja já me proporcionaram 4 recordes de vendas. Um batendo o outro.”

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