Revista LOJAS Papelaria - Edição 330

LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2023 7 no mercado uma grande variedade de réguas, compassos, esquadros e transferidores que podem ser utilizadas no colégio, universidade, office e até mesmo para finalidades diversas como costura, artesanato, entre ou- tros usos que precisem de informações de medidas, ângulos e formas. O principal foco de atuação da Maxcil no segmento de réguas é o escolar, disponibilizando em sua linha uma grande variedade de modelos, cores e formatos para atender os mais diversos gostos e necessidades, além é cla- ro, de oferecer modelos que acompanhem as últimas tendências do mer- cado.” A Maxcril trabalha com réguas de 15cm, 20cm, 30cm, 40cm, 50cm, 60cm e 100cm. QUALIDADE EM TODOS OS PROCESSOS Natalia Gastaldo, gerente de marketing da Acrimet, ressalta que o gran- de diferencial da empresa e a qualidade. “Este e um tipo de produto que parece muito simples, mas precisa oferecer ao consumidor a garantia de qualidade, precisao e seguranca. O conceito de qualidade da Acrimet vai alem do produto: esta presente desde o desenvolvimento do item, pas- sando pela fabricaço, embalagem, armazenagem, transporte, entrega e atendimento”, garante. A gerente de marketing afirma que a Acrimet e lider no segmento de reguas, esquadros e transferidores no Brasil e essa posiçao foi conquistada devido à alta qualidade dos produtos e excelente serviço pós-vendas. “A Acrimet foi pioneira no desenvolvimento de materiais para desenho com ressaltos na face que entra em contato com o papel, para minimizar o desgaste da escala com o atrito com o papel. Depois disso, outras empresas passaram a utilizar a mesma ferramenta em seus produtos. Agregar valor faz parte da diferenciaçao, por isso oferecemos ao mercado os conjuntos de desenho, que facilitam a vida consumidor e aumentam o valor da venda do papeleiro. Neste caso, a Acrimet oferece conjuntos com esquadros, regua e trans- feridor. Os conjuntos sao oferecidos em diversos tamanhos para atender desde o consumidor que esta nos primeiros anos do ensino fundamental, ate o profissional que utiliza este tipo de material no seu dia a dia.” Natália destaca que essa é uma categoria de extrema importancia na pape- laria. “Sao itens indispensaveis, pois se enquadram na categoria de ‘produ- to destino’, ou seja, o consumidor se dirige à papelaria para comprar esses produtos. É uma compra na qual o cliente sai de casa ja com a intençao de adquiri-los. Dificilmente se trata de uma compra por impulso. Por isso e tao importante trabalhar com essa categoria de produtos: eles fazem com que os consumidores se dirijam a papelaria.” A Acrimet lançou recentemente a Régua 30cm Compacta, em um prático display que já é entregue ao papeleiro com 100 réguas, montado. s tirar da caixa e colocar sobre o balção. Ao longo dos seus 51 anos de atuaço, lembra Natália, a Acrimet sempre se pautou pela altissima qualidade de seus produtos e respeito ao cliente. “Seus produtos sao muito mais resistentes e duraveis, tem um acabamento perfeito sem rebarbas. A Acrimet possui um departamento de desenvolvi- mento de produtos que trabalha de maneira a oferecer ao mercado produ- tos originais, que superem as expectativas do consumidor, com design ar- rojado e ergonomia, para facilitar e organizar o dia a dia, de maneira pratica e eficiente, sem deixar o estilo de lado. Infelizmente, temos algumas empre- sas que copiam produtos, porem com qualidade muito baixa, e oferecem ao mercado com o preco um pouco mais baixo. Resultado: os fabricantes que originalmente desenvolveram este produto sao prejudicados, os papeleiros tem ganhos menores e o consumidor adquire um produto de baixa qualida- de. O mercado nacional seria muito beneficiado se todas as empresas que atuam neste segmento oferecessem produtos criativos e de qualidade, pois isso favorece tanto os fabricantes como os revendedores, e principalmente o consumidor”, lamenta ela. CRESCIMENTO O segmento de materiais escolares vem crescendo anualmente como um todo e, na categoria de réguas, o Grupo Leonora cresceu 82% no ano par- cial atual, de acordo com o gerente de marketing, Bruno Astolfi, muito im- pulsionado também pelo lançamento de novos produtos neste mix. “Existe uma busca por materiais específicos, como as réguas, para personalização de cadernos, lettering, desenhos, entre outras expressões artísticas, com a finalidade de garantir estabilidade e proporção a esses trabalhos. Então, eles deixam de ser apenas mais um item da lista de materiais escolares e passam a ser uma ferramenta que completam esses momentos de criati- vidade.” O Grupo Leonora investe em pesquisa de mercado, conforme Astolfi, en- tendendo a necessidade e os desejos do público e, a partir disso, desenvol- ve um processo de criação para diferenciação do produto. “Mas somente essas duas estratégias não são suficientes para conquistar o público final, então somamos preço e qualidade para ganhar o mercado e ser a opção mais escolhida. São muitas etapas para conseguir trazer preço e qualidade em um mesmo material, uma união de esforços da área de produto e sour- cing, que inclui viagens internacionais, negociações direto com fábricas e busca por parceiros de neg cios.” O gerente de marketing da Leonora lembra também que os produtos feitos com materiais mais flexíveis têm um alcance maior, principalmente pelas famílias com crianças no início da idade escolar, que ainda estão se adap- tando às novas atividades e habilidades. “Esses materiais apresentam uma redução de risco de acidente com quebras ou mau uso. Isso garante uma maior durabilidade do produto e mais tranquilidade para as famílias para que as crianças continuem aprendendo e se divertindo sem medo.” OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS Douglas Takahashi, gerente de novos neg cios da Tilibra, revela que esse é um segmento que a empresa sempre procura renovar e trazer mais opções para os consumidores. “Neste ano, por exemplo, apostamos no lançamen- to de uma régua de 15cm, com motivos de panda para conquistar os con- sumidores que desejam itens de papelaria fofa.” A estratégia para apresentar produtos com preço e qualidade para um pú- blico cada vez mais exigentes, conforme Takahashi, é fugir do lugar comum e oferecer opções para todos os gostos. “Na Tilibra, temos produtos para todos os tipos de consumidores, desde aqueles que priorizam visual mais conectado com a moda até aos que buscam itens mais neutros.” O gerente de novos neg cios da Tilibra defende também que os produtos feitos com materiais mais flexíveis são uma alternativa interessante para quem deseja um produto maleável, principalmente para crianças. Entretan- to, as duas opções são bem requisitadas pelos consumidores, lembra ele. “Sempre buscamos novas opções para atender nossos clientes com uma solução completa.”

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