Revista LOJAS Papelaria - Edição 330

38 LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2023 do mercado pelo nosso produto. Nos últimos anos, investimos pesado em melhoria da qualida- de e ampliação da linha, sendo que, hoje, pode- mos dizer que disponi- bilizamos um produto competitivo, prático e de excelente qualidade. Também estamos tendo muito sucesso no seg- mento de Pastas Sus- pensas. Nossa opção por focar em produtos mais básicos nesta linha está nos fazendo expe- rimentar um crescimen- to acima das nossas expectativas. Por fim, outros dois produtos tradicionais na Frama são as pastas Aba Elástico e Grampo Trilho de papel. Depois de ver parte da sua fatia ser tomada pelos produtos em plástico, estamos percebendo um desejo do consumidor em retornar para o papel tanto por questões de espaço (visto que as pastas de papel são mais compactas), preço e também sustentabilidade”, relata Zanette. O diretor executivo da Frama conta que o segundo semestre está se apre- sentando mais aquecido do que o primeiro, pois a volta às aulas é bastante promissora e os clientes estão antecipando suas compras e garantindo pro- dutos para a temporada. “Acreditamos que por mais que o mundo esteja mudando a uma velocidade nunca antes vista, os produtos para organiza- ção sempre serão necessários para os seres humanos. A organização torna as pessoas mais produtivas e certamente mais felizes, pois um ambiente organizado proporciona mais tempo disponível que pode ser usado tanto para outras atividades profissionais quanto para o lazer. A produtividade no nosso país ainda precisa melhorar muito, tanto nas empresas privadas quanto em órgãos públicos. Por este motivo, entendemos que haja, para além do usuário habitual, uma demanda reprimida de consumidores que ainda não descobriram os benefícios de um ambiente profissional ou pes- soal organizado e que são potenciais a serem explorados tanto pelos fabri- cantes e importadores quanto pelos lojistas.” PORTUNIDADE Gabriela Vicente, do departamento de marketing da Plascony, enten- de que, em 2023, podemos ver uma mudança no segmento de orga- nização, com as tendências e o aumento da visibilidade das redes sociais, as informações estão cada vez mais dinâmicas. “As tendên- cias ajudaram a fomentar o nicho de organização, com o impacto da pandemia, vivemos um ambiente de experiências e de aquecimento do mercado de papelaria. Em 2023 estamos começando a colher os frutos desse aquecimento e o mercado está começando a se estru- turar, tivemos a oportunidade de aproveitar a crescente massa da or- ganização de estudos, ambientes de trabalho e até mesmo em casa, nosso papel é aproveitar esse momento para alavancar a organização nos segmentos distintos.” Aproveitando a tendência de reestruturação, diz Gabriela, o mercado de papelaria fina é uma grande oportunidade para essa temporada, pois os consumidores buscam cada vez mais produtos que além de duráveis e funcionais, sejam também capazes de demonstrar aten- ção aos detalhes e variedades de produtos. “O nosso compromisso é oferecer a cada cliente soluções práticas, viáveis e personalizadas. Disponível em várias cores, tamanhos, estilos, e atendendo a diferen- tes necessidades de organização, nossos produtos foram pensados para diversos públicos e gostos. Além de variar nosso portfólio de produtos diferenciados com cores e estampas vibrantes, também rea- lizamos uma melhoria na nossa linha de entrada. A linha basic agora conta com um corte único nas abas, no formato triangular, que traz mais estrutura para as pastas com dorso.” Aproveitando o impulso do crescimento, a aposta da Plascony é a variação de produtos e busca pela identificação com o público, observa Gabriela. “Cada vez mais percebemos que a chave do sucesso nesse segmen- to vai além da comunicação da indústria com o varejo e atacado, mas também influencia de forma direta, o contato com o consumidor. Nossa preocupação é agir de forma conjunta para o sucesso dos nossos pro- dutos também no PDV, afinal, o crescimento do nosso cliente também é o nosso. Em 2022 e 2023 tivemos uma boa experiência com o aque- cimento do mercado e nossa expectativa é continuar alcançando espa- ço no país, explorando novas praças e consolidando nossa posição no mercado. Identificamos que existem oportunidades de crescimento em alguns estados do país que ainda não foram explorados em sua totalida- de, e isso nos dá uma oportunidade de crescimento.” EVOLUÇÃO O segmento de organização está em evolução desde 2014, de acor- do com Fabio Januário, gerente de trade markettng da Maxcril / Waleu. “A indústria e o varejo estão realizando estratégias de treinamento com vendedores e ações de shopper experience, aproximando o shopper/ consumidor da categoria e suas soluções. O varejo está entendendo a categoria, melhorando a disposição dos produtos no PDV e agregando cada vez mais itens em seu portifólio.” O gerente da Waleu comenta que a linha de estojos, necessaire e acessórios para organização office, são grandes promessas para o ano de 2024. “Com as atividades do escritório indo pra casa, o home office se torna um grande movimento e uma grande oportunidade para os lojistas, que agora contam com o usuário residencial usando as soluções que, antes, eram usadas apenas no escritório, para a organização da casa e home schooling. A Maxcril inova, incremen- tando a sua linha de produtos, trazendo novas estampas para a linha de estojos, organizadores versáteis para organização de ambientação dos home scholling (cantos de estudos).” Januário analisa que o mercado de organização vem crescendo todos os anos, mediante ao entendimento da categoria pela indústria e varejo. “As perspectivas da volta as aulas 2024 são as melhores possíveis com a inte- gração do trabalho da indústria com os lojistas.”

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