Revista LOJAS Papelaria - Edição 303

LOJAS PAPELARIA 11 da dos Planners, o mercado de agendas apresentou uma queda, devido a substituição ocorrida através da opção de uso. “Existe público para cada necessidade, os que apreciam as agendas diárias para utilizar como diá- rio. Geralmente, são usadas pelas pessoas mais jovens, mas também tem os adeptos aos planners com visão semanal, mensal e anual, que facilita a organização do dia a dia. Além das agendas planners comum, estão sendo lançadas no mercado os planners temáticos para atender a necessidade de cada público específico, como as pessoas com mais interesse em otimizar sua produtividade no trabalho, melhorar a qualidade de vida e seu equilíbrio mental, ou seja, planners com conteúdos exclusivos que vão ajudar em cada tema específico. O modelo planner atende diversos tipos de consumidores desde executi- vos, profissionais liberais, estudantes antenados com a mudanças e aque- les que querem fazer do seu dia a dia um mundo mais organizado e simples de se gerenciar, ressalta Ricardo Luccas Baena, gerente nacional de vendas da Foroni. “O destaque principal que podemos citar com relação a este mo- delo, comparado com a agenda tradicional, é que ele apresenta uma forma visual mais simples e resumida, que permite, através de uma visão rápida, verificar seus compromissos, assim como o mundo digital se apresenta.” Sonia Hayashi, supervisora de produtos da Tilibra, acredita que as duas categorias têm boa performance no mercado, pois há públicos para am- bas. “As agendas atendem a um público que busca mais espaço para anotações do dia a dia, com foco na distribuição e organização de tarefas e horários. Já os planners são voltados a quem deseja um produto com diferentes funcionalidades, que contribua para o estabelecimento de metas, gerenciamento de projetos, tarefas e definição de prioridades. O segmento de agendas e planners teve um bom desempenho na temporada, o que demonstra o quanto a organização das rotinas e metas, sejam elas pro- fissionais ou pessoais, é necessária. Estando em casa ou no trabalho, as pessoas buscam uma forma de trazer mais praticidade e organização para suas vidas e, neste quesito, as agendas e planners são fortes aliados.” As agendas têm seu público fiel, entende Hottny Silva, gerente de marketing da Kaz. “É uma ferramenta de organização que funciona muito bem para quem usa e possui informações que são importantes para o dia a dia. A chegada dos planners trouxe mais opção para um público que precisa de uma liberdade maior para se organizar de um jeito mais descontraído e flexível. O formato planner possibilita o início do uso em qualquer mês do ano e pode até ser utilizado no ano seguinte, enquanto a agenda deve ser utilizada no ano corrente. O mercado ganhou novas possibilidades ofertan- do ao cliente mais uma possibilidade de organização de acordo com o perfil de cada consumidor.” Carolina Turtelli de Andrade, marketing estratégico da São Domingos, considera que, com certeza, a categoria planners chegou para ficar e agra- dou a todos, devido ao conteúdo diferenciado, atributos, leiaute mais mo- derno e customizável.  Porém a categoria agendas não vai deixar de existir; é consumida, com maior frequência, por profissionais como dentistas, mé- dicos, profissionais da saúde e beleza, que prezam por espaços datados para anotações, organização por horários etc. O aumento do número de pessoas trabalhando em home office e necessi- tando se equipar também impactou positivamente este segmento de pro- dutosconforme Carolina. “Em todo momento desafiador existe uma oportu- nidade. Nesse momento de distanciamento social que estamos enfrentando e com tantos profissionais trabalhando em casa, houve uma mudança de consumo que impactou positivamente o segmento e, certamente, a todas as empresas antenadas ao movimento. A São Domingos, sempre conecta- da com o comportamento do consumidor, lançou produtos específicos para facilitar o dia a dia desse público, um deles é o planner permanente de mesa Home Office, com formato especial, gramatura diferenciada e espaços que ajudam na organização das tarefas diárias. O sucesso foi tanto que, para a temporada 2022, além do planner blocado (já em linha), haverá mais um sku-  na versão espiralada (de mesa).” Carolina observa também que, a partir de agora, o consumo através do e- -commerce continuará em ascensão e todas as empresas terão que atuar ativamente em e-commerce próprio, de parceiros e, também, em market places. “Porém o consumo na loja física continuará, a partir da normaliza- ção do cenário que estamos enfrentando, pois o consumidor busca pela experiência, contato com o produto e realiza compras por impulso. A São Domingos, além do site institucional  ( saodomingos.ind.br) para apresenta- ção dos produtos, realiza vendas através do e-commerce próprio (loja.sa - odomingos.ind.br ) e está presente em market places, como Mercado Livre. Sempre planejando expansão nessa atuação.” Com muito otimismo e alegria, anuncia Carolina, a São Domingos dá boas vindas à temporada agendas e planners 2022. São muitos lançamentos e novidades que enriquecem a coleção, com destaque especial para a am- pliação da categoria Planners, com conteúdo exclusivo por marca, grama- tura diferenciada e muitos atributos. “Materiais únicos enriquecem as capas da categoria Agendas Executivas (muito couro sintético, brilho, texturas), além de organização por horários e muito mais. A categoria Agendas Cos- turadas já tem o público cativo e segue com opções para crianças, jovens e adultos. Impossível não mencionar a categoria Cadernetas, desenvolvida nos mínimos detalhes para encantar o consumidor. Toda a coleção foi de- senvolvida com muito empenho e excelência, para oferecer uma variedade de produtos com qualidade,  visando atender a todos os gostos e necessi- dades a um preço justo.” Público tradicional A princípio, Sílvia Rettmann, diretora de criação da Confetti, pensou que a chegada dos planners afetaria as vendas de agendas. “Fizemos alguns mo- delos de planners para atender ao mercado. Mas o público habituado a usar agenda não troca o produto. As agendas têm datas, luas e informações precisas que o planner não tem. Os planners funcionam bem para jovens que gostam de desenhar, colar adesivos e enfeitar as páginas. As agendas são mais profissionais. Ambos se inserem num conceito de organização e isso cresceu muito durante a pandemia. As pessoas começaram a trabalhar em home office e perceberam ser fundamental estarem organizadas. Horá- rios e rotinas rígidas, papelada no lugar se tornou importante. E o material de organização, quando bonito, ajuda a alegrar o dia. Neste sentido, nossas agendas tiveram um aumento de vendas inesperado.” Claudinéia Prado, do departamento de marketing da DAC também ava- lia que agendas e planners têm públicos bem diferentes e, portanto, não é possível a comparação, pois não concorrem entre si. “Mesmo com a introdução dos planners, as vendas das agendas mantiveram o posicio- namento. As nossas agendas são executivas e ideais para profissionais, enquanto o planner tem um público mais jovem.”

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