Revista LOJAS Papelaria - Edição 294
44 LOJAS PAPELARIA GESTÃO Nos dias de hoje, ter uma boa presença no ambiente digital é um dos principais requisitos para as empresas que traba- lham com a venda de produ- tos, e no mundo online é uma forma de atingir mais clientes e expandir o volume de vendas Nos dias de hoje, ter uma boa presença no ambiente digital é um dos principais requisitos para as empresas que traba- lham com a venda de produ- tos. Investir em e-commerce ou marketplace, por exemplo, é uma forma de atingir mais clientes e expandir o volume de vendas. Porém, isso não significa que a loja física ficou para trás. A tendência é, justamente, a integração entre as lojas física e virtual. Ela proporciona uma série de benefícios para a empresa e para os consumidores. A seguir, algumas das principais vantagens de integrar a loja online com a loja física. Atende às necessidades do cliente Um dos principais benefícios dessa integração parte do atendimento com- pleto às necessidades do cliente, que tem a possibilidade de pesquisar, comparar e comprar onde quiser e puder. Atualmente, com a correria cotidiana, essa é uma maneira inteligente de sempre chegar ao seu público e permitir que ele encontre os produtos que precisa e consiga comprar, onde e quando puder. Algumas lojas colocam em prática o chamado Omnichannel. Trata-se de uma estratégia do varejo para oferecer a mesma experiência de compra em todos os meios usados para venda, seja no ambiente online, com o e- -commerce e marketplace, ou no offline, com a loja física. Uma experiência Omnichannel integra lojas físicas, e-commerces e consumidores. Assim, elas revendem os produtos nos seus e-commerces e possibilitam que o consumidor retire o item na loja física. Dessa forma, conseguem ex- pandir sua atuação e inserir o cliente ainda mais em seu espaço, além de não ficarem limitadas a um determinado espaço ou a um público-alvo. Os benefícios que a integração entre lojas física e virtual pode trazer Estar presente no e-commerce é uma forma de atingir mais clientes e expandir o volume de vendas Explore novos mercados O mercado de loja física é diferente do mercado de loja virtual. O público é diferente e o sistema de trabalho também. Com a adoção desses dois meios, a empresa consegue expandir sua atuação e atingir mais público. Aumento de vendas O aumento de atuação em dife- rentes mercados permite à em- presa aumentar também o seu volume de vendas. No ambiente virtual, as lojas conseguem atin- gir muito mais público, já que não estão restritas às segmen- tações geográficas que uma loja física está. Intensificada por um plano de Marketing Digital eficiente, a atuação no ambiente digital for- talece a marca e atrai mais leads para a empresa. Além disso, é um excelente atrativo para mo- vimentar a loja física. Conse- quentemente, essa integração consegue incrementar a receita da empresa. Melhor atendimento ao cliente Ao disponibilizar diferentes canais de atendimento ao consumidor, melhor será o atendimento da empresa. No ambiente digital, o e-commerce pode oferecer um SAC e um chat online para atendimento, a fim de: – Tirar dúvidas dos consumidores; – Registrar demandas; – Solucionar problemas; – Entre outros serviços que auxiliam no cotidiano da empresa. Conte com um hub de integração Apesar de ser uma estratégia bastante difundida nos dias de hoje, continua sendo um desafio para muitas empresas. É preciso haver um planejamento bem realizado e contar com ferramentas que proporcionem uma integração eficaz, como o sistema hub de integração. O hub de integração permite, a partir de uma plataforma de e-commerce ou de um ERP, a integração com um ou vários marketplaces. Ele une canais de venda e sistemas de gestão de venda. Também possibili- ta atividades como cadastramento de produtos nos marketplaces, controle de estoque e gestão de pedidos, entre outras funções que poderiam ser difíceis para fazer por conta própria.
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