Faber-Castell

HP comemora seis meses de HP Stores no País

31/07/2009 - 00:07
Companhia garimpa sua base indireta à procura de parceiros no varejo.

Ao completar seis meses desde a inauguração das primeiras HP Stores no varejo brasileiro - tocadas exclusivamente por parceiros - a fabricante afirma que suas expectativas foram superadas. Das 50 lojas esperadas para o Brasil, 10 já estão em pleno funcionamento e cresceram, em média, 30% a mais que o esperado. "Mais da metade delas atingiu o que considerávamos ideal para um ano de funcionamento. Outras superam a expectativa", revela Fabiano Ornelas, gerente de vendas PSG (Personal Systems Group) da HP.

Para os próximos seis meses, 10 novas lojas devem ser abertas. Para a HP, a escolha dos locais se torna cada vez mais difícil à medida que é preciso mapear o mercado e determinar regiões em que não haja conflito de canais. Por conta desse cuidado, a empresa não tem acertado em quanto tempo as outras 30 HP Stores serão inaugurados.

O que há de definido é que a companhia continua à procura de parceiros para levar a estratégia adiante. Além disso, a HP conduz a todo vapor o programa Varejo Ponta-a-Ponta, em que, ao se inscrever, o canal recebe uma série de benefícios para a atuação no mercado varejista.

De acordo com o executivo, a meta da empresa era que as HP Stores tivessem pelo menos 20% de suas vendas realizadas para o SMB. Mas isso ainda não aconteceu e apenas 10% da comercialização dos produtos nas lojas tem sido para as pequenas e médias empresas. "Estamos trabalhando na geração de demanda nesse público", avisa Ornelas, ao afirmar que as lojas impactaram fortemente a presença da marca nas regiões em que estão instaladas. "Graças ao preparo dos vendedores, conseguimos apresentar os produtos aos clientes de forma muito amigável e, principalmente, atendendo à real necessidade dele".

  Mais notícias