Faber-Castell

Epson lança programa de coleta de cartuchos e fitas

04/06/2009 - 00:06
No dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas como preservar a natureza é uma atitude que devemos colocar em prática diariamente, a Epson implanta no Brasil o programa de coleta de cartuchos e fitas.

A iniciativa dá continuidade ao “Plano Visão Ambiental 2050”, lançado no ano passado pelo Grupo Seiko-Epson. Com ele, os cartuchos para impressoras e multifuncionais jato de tinta e as fitas para impressoras matriciais produzidas pela empresa terão um encaminhamento ecologicamente correto, sem prejudicar o meio ambiente.

As bases do Programa são os Centros de Serviço Autorizado Epson. São mais de 130 lojas, em 26 Estados diferentes, que ficarão responsáveis por receber os cartuchos e as fitas usadas. Nesses pontos, o usuário também poderá adquirir novos consumíveis. Os materiais serão depositados em um coletor especialmente desenvolvido para esse fim e, em seguida, transportados para uma estação de tratamento de resíduos, onde serão submetidos ao sistema de co-processamento que consiste na destruição térmica dos resíduos em fornos de cimento.

O grande diferencial deste procedimento está no aproveitamento do resíduo como potencial energético ou substituto de matéria-prima na indústria cimenteira.

Além disso, outras vantagens do co-processamento são: a destruição total dos resíduos, emissões atmosféricas totalmente controladas, tecnologia consagrada internacionalmente e economia de recursos naturais não renováveis.

Dessa forma, a Epson disponibiliza ao seu cliente uma forma correta para descarte dos cartuchos e fitas, estimulando a redução da poluição emitida por seus produtos e comprovando, mais uma vez, seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

O Plano Visão Ambiental 2050: sustentabilidade levada a sério
Estudos realizados pelo BUND (Bund für Umwelt und Naturschutz), empresa associada a Friends of the Earth, em 2008, constataram que as impressoras jato de tinta Epson apresentam o menor consumo de energia do mercado. Esta informação também é confirmada pela Energy Saving Trustii, do Reino Unido, que atesta que todas as impressoras jato de tinta e scanners, cumprem com as rigorosas diretrizes mundiais da ENERGY STAR®.

Esta busca por redução do consumo de energia teve início há vários anos. O Grupo Seiko-Epson é mundialmente reconhecido pela preocupação ambiental em toda a sua trajetória. A empresa atua no desenvolvimento de ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, fazendo do conceito de sustentabilidade uma das premissas de sua atuação.

Se falarmos dos produtos profissionais, as impressoras de grande formato, os produtos Epson utilizam quatro vezes menos energia que alguns de seus maiores competidores.

Visando intensificar e dar continuidade a este trabalho, recentemente, o Grupo Seiko-Epson anunciou o Plano Visão Ambiental 2050 em todas as suas unidades, espalhadas nos mais diversos países, a fim de reduzir drasticamente o consumo de energia e as emissões de CO2. As impressoras jato de tinta, por exemplo, registraram redução de 75% do consumo de energia nos últimos quatro anos. No caso dos projetores a economia é ainda maior, atingindo uma diminuição de até 90%. O objetivo é diminuir as emissões de CO2 em 90% ao longo de todo esse ciclo, assim como reduzir a zero as outras emissões de gás que contribuem para o efeito estufa.

Ao longo dos próximos anos, a Epson trabalhará na busca de um modelo de negócio que proporcione um programa de reciclagem eficiente com o ambiente e que incida na reutilização dos produtos, além de arrendamento e aluguéis dos mesmos. O Programa de Coleta de Cartuchos faz parte deste modelo de negócio sustentável.

Outra meta é mobilizar um grupo de especialistas para cortar a metade o consumo de energia das plantas industriais do tipo “cleanroom". As plantas industriais limpas têm grandes necessidades de consumo de energia para manter suas instalações livres de partículas de pó, a fim de que elas não alcancem os componentes tecnológicos. Essas fábricas constituem a principal fonte direta de emissões de CO2 da Epson. A empresa atuará também ativamente em parceria com a criação de programas de reflorestamento, nos quais os colaboradores poderão participar voluntariamente on-line em relação às necessidades das comunidades nas quais a Epson opera.

  Mais notícias