Faber-Castell

Recondicionadores de cartuchos mantêm otimismo

17/02/2009 - 00:02
Ainda com o atual cenário de instabilidade econômica guiado pela crise mundial atual, empresários e representantes do mercado de recondicionamento de cartuchos para impressoras se mantêm otimistas e seguem investindo no avanço e na consolidação do setor no Brasil. "Vocês integram um conjunto de valores que propiciam a evolução do setor mesmo diante desta crise. Participam da rede de pequenas e médias empresas, geram empregos, defendem a sustentabilidade e o meio ambiente, vendem suprimentos para a infra-estrutura das empresas que precisam focar na venda de suas expertises e geração de receitas", avaliou o jornalista e economista Luís Nassif, que palestrou no evento de lançamento da ReBrasil 2009, na última sexta feira, dia 6 de fevereiro, em São Paulo.

Com informações precisas sobre as perspectivas de sobrevivência dos diversos setores industriais nesta crise econômica mundial, Nassif ofereceu dicas preciosas para os empresários e profissionais presentes no evento. "Estamos falando da pior crise dos últimos 70 anos que está atingindo a maioria das grandes indústrias mundiais, e os senhores participam de um setor que gera mais de R$ 2 bilhões anuais de receitas com a vantagem de ainda estarem em um mercado de pequenos e médios, em que a crise pode abalar se não houver uma integração do setor".

Por fim, Nassif creditou ótimas perspectivas para o setor de remanufaturadores de cartuchos para impressoras, alinhadas à segurança de uma organização eficaz. "Não há fórmulas mágicas para passar despercebidos desta crise, e a organização da cadeia possibilita que o setor seja reconhecido e, em pouco tempo, esteja consolidado e capaz de brigar de igual com os grandes do mercado", disse Nassif. O economista atribuiu como importâncias urgentes do setor, o mapeamento com números que demonstrem o crescimento e a certificação de qualidade como principal ganho na credibilidade.

O ReBrasil é realizado pelo ReBrasil Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento para uso Responsável de Consumíveis com o apoio da Abreci (Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras) e organização de Linha Aberta Marketing Promocional.

Abaixo, alguns números relevantes do evento em 2008 e do setor:

A ReBrasil 2008 recebeu mais de 3 mil visitantes qualificados, na maioria donos de empresas recondicionadoras e profissionais da área;

Mais de 600 pessoas participaram dos 12 workshops ministrados na ReBrasil 2008;

Geração de negócios: as empresas atenderam por dia cerca de 200 visitantes em seus estandes; 20% deste total são potenciais prospects;

O setor movimentou R$ 2 bilhões em 2007 (em 2008, o setor movimentou;

No Brasil, este setor é representado por 9,5 mil empresas formais e tem um crescimento anual de cerca de 15%;

O Brasil está entre os 10 maiores recondicionadores mundiais de cartucho para impressora a laser e jato de tinta, em volume físico, ficando atrás dos Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia.

A edição do evento deste ano será realizada nos dias 16 e 17 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Informações: www.rebrasil.org

  Mais notícias