Faber-Castell

Empresários admitem não saber se seus softwares são legais

20/01/2009 - 00:01
Um estudo encomendado pelo Escritório de Propriedade Intelectual (IPO) do Reino Unido concluiu que 18% dos diretores não sabem se as suas licenças de software são verificadas, garantindo que elas estejam legalizadas. Quase um quarto de das pessoas interrogadas disse também que o licenciamento de software só é verificado uma vez por ano em sua empresa.

“Este quadro é preocupante, apesar da evolução em relação aos anos anteriores. Em termos de fiscalização, 2009 promete seguir a tendência registrada em, ou seja, aumento na rigidez e no número de auditorias e multas financeiras aplicadas a empresas por utilização de softwares ilegais. É hora de os dirigentes corporativos começarem a olhar com mais carinho para este tema”, aconselha Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, empresa que distribui solução para controle automático de licenças de software.

No Brasil, onde o índice de pirataria é um dos maiores do mundo, o legislativo prestou recentemente um grande serviço à propriedade intelectual, mudando as leis e prevendo multas altíssimas para corporações e prisão de executivos de empresas que utilizam software ilegal, independentemente de sua culpa no problema.

Paralelamente ao legislativo, organizações como ABES e BSA, além de fabricantes de software vêm promovendo uma onda de conscientização para uso de softwares devidamente licenciados. Já existe no mercado, por exemplo, um conjunto de processos chamado Software Asset Management (SAM) e até foi criado o ISO 19770-1 para ajudar as empresas a controlar o uso de softwares legalizados.

“O que as empresas têm que entender é que seguir o SAM e o ISO 19770-1 não só evita problemas de multas financeiras e prisões de seus executivos, como também permite economizar com aquisição, renovação, manutenção de software, já que a empresa passa a ter um controle efetivo de quais softwares estão instalados na máquina da empresa e se eles estão efetivamente sendo utilizados na empresa”, ressalta Sacco.

“A Multimídia Brasil possui o Centennial License Manager uma solução que trabalha em conformidade com o SAM e o ISO 19770-1 e que tem no Brasil mais de 160 mil micros instalados. Ela não só traz de forma rápida e fácil informações detalhadas dos softwares e hardwares presentes na rede da empresa, como permite o controle de licenças de software através de uma inteface via web”, explica Carlos Sacco.

  Mais notícias