Faber-Castell

Mês de Abril registra deflação de 1,70a internet

24/04/2008 - 00:04
O e-Flation do mês de abril aponta índice negativo de 1,70%. Com o objetivo de monitorar a precificação de produtos adquiridos on line, o e-Flation foi desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni & Associados.

Na análise de abril, a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, representando 71,2% dos itens vendidos na internet. Outra mudança se refere à categoria “Produtos para Casa”, que foi substituída por “Eletroportáteis”. Foi criada ainda uma nova categoria, a “Cine e fotos”, e todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.

No período, apenas a categoria “Eletroportáteis” apresentou inflação, com o índice de 0,53%. Para compor a deflação de 1,70%, índice registrado com base nos produtos restantes, foi verificada deflação em: “CDs e DVDs” com índice de 3,78%, seguida por 2,52% da categoria “Informática”; 2,22% para “Telefonia e Celulares”; a cesta “Livros” marcou 1,70%, acompanhada pelos ítens “Linha Branca” (1,63%) e “Cine e foto”, com 1,53%. Na seqüência, estão as categorias “Perfumes e Cosmétivos” com 1,29%; 1,17% computado por “Eletroeletrônicos”, e 0,09% na categoria “Brinquedos”.

Segundo o coordenador geral do PROVAR, Cláudio Felisoni de Angelo, "as variações de preços apuradas no e-Flation refletem um ambiente mais competitivo, onde o consumidor pode pesquisar, rapidamente, as ofertas oferecidas por diferentes empresas”.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A verificação da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.

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