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Jogos online conquistam os brasileiros

11/06/2008 - 00:06
Jogos online conquistam os brasileiros Sem alarde, o entretenimento digital no Brasil está passando por uma revolução. A cada dia, mais e mais pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etárias descobrem que a dobradinha computador/internet oferece uma excelente opção de lazer: os jogos massivos multijogadores online, também conhecidos como MMOs (massive multiplayer online games).

O interesse por esse tipo de diversão está crescendo vertiginosamente. Em dezembro de 2006, cinco das principais empresas que atuam nesse segmento – Gamemaxx, Gunsoft, Kaizen Games, Level Up! e OnGame – mantinham oito jogos desse tipo no Brasil, com 5 milhões de jogadores. Em dezembro de 2007, já eram 15 títulos, com 10 milhões de jogadores – um aumento de 100% em apenas um ano.

Os MMOs são sempre jogados via internet e envolvem milhares de pessoas simultaneamente nos chamados mundos persistentes – universos virtuais criados especialmente para cada um dos jogos, com regras e objetivos próprios. Há jogos massivos do gênero role-playing games (RPGs), estratégia e até dança, por exemplo.

Com essa diversidade, não é difícil para o internauta encontrar um jogo que o agrade. Além disso, os MMOs são muito acessíveis. Não é necessário ir até uma loja e comprar o jogo – o programa (client) está disponível na internet e pode ser baixado gratuitamente. A instalação e o próprio modo de jogar são em geral simples, dispensando conhecimentos técnicos e habilidades especiais.

Diversão democrática
Os MMOs derrubam o mito de que game para computador é atividade exclusiva de adolescentes e iniciados em informática. Esses jogos combinam com o cotidiano de hoje, em que o computador se tornou mais um eletrodoméstico, disponível em lojas de departamento e hipermercados. Essa disponibilidade vem impulsionando o ingresso dos brasileiros na rede mundial de computadores. Segundo o instituto de pesquisas Nielsen/Netratings, em fevereiro o país contabilizava 22 milhões de internautas residenciais ativos. E bem ativos: o Brasil continua na liderança do ranking de tempo médio de navegação em computadores domésticos, com 22h24min mensais. Em segundo lugar, vem os Estados Unidos, seguidos pela França, pelo Japão e pelo Reino Unido.

Ficando tanto tempo na rede, não é de se estranhar que os brasileiros estejam aderindo aos jogos online. Os MMOs democratizam esse tipo de entretenimento, pois são acessíveis a qualquer pessoa. Melhor ainda: são uma diversão em grupo. Os videogames e jogos tradicionais para computador são muitas vezes atividades solitárias – o jogador contra a máquina. Em alguns casos, é possível compartilhar os controles com mais um amigo e só. Já os jogos massivos online envolvem centenas, milhares de pessoas simultaneamente. Os jogadores interagem o tempo todo, o que ajuda até os novatos. Ninguém precisa perder tempo lendo e decorando regras. Basta entrar no mundo virtual do jogo e perguntar o que fazer para outras pessoas que estão conectadas naquele momento. Sempre há jogadores dispostos a explicar.

Com essa forte dinâmica social, os jogos massivos online são uma ótima opção para conhecer pessoas e fazer novos amigos. Os relacionamentos começam nos bate-papos do próprio jogo, ampliam-se com trocas de mensagens instantâneas e e-mails e, muitas vezes, extrapolam o ambiente virtual, com telefonemas e encontros ao vivo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, são organizadas grandes convenções em torno de um determinado jogo, em que o principal objetivo é promover o contato real entre os participantes. No Brasil, esses encontros também já acontecem, embora em menor escala. Algumas dessas reuniões são uma espécie de reedição contemporânea dos antigos bailes de máscara: os jogadores vão caracterizados como seus personagens (avatares). E as surpresas são inevitáveis: por trás da máscara de uma guerreira poderosa, pode estar uma dona de casa. Estudantes e profissionais experientes das mais diversas áreas confraternizam sem barreiras de idade, sexo ou classe social, porque estabeleceram laços num ambiente em que a personalidade e a performance como jogador contam muito mais do que qualquer característica sócio-econômica.

A dinâmica dos jogos massivos online, que exige forte entrosamento entre os participantes, facilita não apenas a formação de vínculos como também estimula o desenvolvimento de habilidades que são bastante úteis no mundo real, como a capacidade de liderança e de trabalho colaborativo.

Comercialização adequada à realidade brasileira
A popularização dos MMOs está agradando também às empresas. Um dos motivos pelos quais os jogos para computador no Brasil nunca alcançaram o mesmo desempenho em vendas que em outros países é o preço. Considerados caros pelo consumidor brasileiro, os jogos passaram a ser pirateados numa escala que praticamente inviabiliza a operação legal no país. Hoje, de cada 20 jogos vendidos no Brasil, 19 são piratas.

Com os jogos massivos online, isso não acontece, pois o modelo de comercialização é diferente. A receita não advém da venda do programa em si, que é disponibilizado gratuitamente, mas sim de assinaturas, venda de itens e publicidade.

No modelo de assinatura, o internauta tem direito a testar o jogo de graça. Se gostar, ele faz uma assinatura que libera seu acesso às arenas virtuais. A venda de itens é uma outra forma de gerar receita para o produto: os itens são atributos que podem ser incorporados ao personagem, como roupas, acessórios, veículos ou armas. Cabe ao jogador decidir se quer comprar ou não, pois o desempenho no jogo continua sendo determinado principalmente pelo esforço individual em melhorar habilidades.

Já a publicidade nos MMOs funciona como a propaganda na TV aberta: permite que o internauta jogue de graça. É possível, por exemplo, distribuir cotas de patrocínio para os jogos ou incluir merchandising nos mundos virtuais. Em constante desenvolvimento, esse campo é um desafio para os profissionais de marketing, que poderão criar outras formas de inclusão de propaganda e ações de relacionamento, aproveitando a rica experiência imersiva que é um jogo online.

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