Faber-Castell

Inadimplência do consumidor cai 4,5% no acumulado em 12 meses

17/05/2018 - 15:05

Em abril houve redução de 2,9% na comparação mensal 

A inadimplência do consumidor caiu 4,5% no acumulado 12 meses (maio de 2017 até abril de 2018 frente aos 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, abril apresentou queda de 2,9% frente a março. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 3,4%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas regiões Nordeste (-6,2%), Norte (-6,5%), Centro-Oeste (-6,2%), Sudeste (-4,3%) e Sul (-0,5%).

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e a tomada de crédito, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Dado o ritmo lento da recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho, a queda nos registros persiste. Espera-se que com a diminuição da desocupação e juros menores ocorra uma evolução mais consistente na demanda por crédito, que deverá colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência ao longo de 2018.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 Arima, disponibilizado pelo US Census Bureau. 

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/

Aproximadamente 1200 consumidores participaram da sondagem Boa Vista SCPC sobre o tema Cadastro Positivo, realizada entre os dias 28 de março e 04 de abril de 2018, por meio de pesquisa eletrônica, com o objetivo de medir o entendimento do consumidor sobre o conceito do Cadastro Positivo e como esperam se beneficiar deste serviço. Para leitura dos resultados, deve-se considerar 3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

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