Faber-Castell

Cresce parcela de brasileiros que pretende pagar compras de material escolar à vista

16/01/2017 - 14:01

Pesquisa Fecomércio RJ/Ipsos indica que 73% dos que terão esse gasto informaram que farão pesquisa de preços

A maior parte dos brasileiros deve pagar à vista as compras de material escolar neste ano. É o que aponta levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos, realizado no mês de novembro de 2016. No período da apuração, 35% dos entrevistados afirmaram possuir esse tipo de gasto e, destes, a opção pela compra à vista será a preferida por 51% - este percentual cresceu em comparação com 2016, quando o índice foi de 46%. Consequentemente, houve queda na intenção de parcelamento das compras, que variou de 44%, em 2016, para 32%, em 2017. A pesquisa de preços antes da compra deverá ser realizada por 73% dos consumidores de material escolar este ano.

Questionados sobre os gastos para o início das aulas, dos que possuem essa despesa, 44% acreditam que os gastos serão maiores em 2017. Ainda segundo a pesquisa, 81% desses consumidores pretendem realizar as compras escolares em estabelecimentos comerciais. Comprar na própria escola será uma prática pretendida por apenas 2%.

Pouco mais da metade dos brasileiros que irá comprar material escolar (51%) informou que não antecipará este tipo de compra.

“O mês de janeiro historicamente apresenta algumas despesas extraordinárias, como pagamento de impostos e despesas com material escolar. Diante do atual contexto, a pesquisa confirma a preocupação das famílias em otimizar os gastos para equilibrar o orçamento em busca de melhores preços e ofertas nos próximos dias, antes do início das aulas”, afirma Gloria Amorim, diretora de políticas e estratégias do Sistema Fecomércio RJ.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 1 a 13 de novembro de 2016, com amostra de 1200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e em mais 64 cidades brasileiros.

  Mais notícias