Faber-Castell

Melhora na confiança dos comerciantes paulistas se estabiliza e empresários reconsideram encomendas futuras

13/12/2016 - 17:12

Depois de sucessivos registros de melhora nas expectativas, o IFECAP de novembro registra estabilidade no indicador, influenciado pela piora nas expectativas das encomendas futuras

O IFECAP - Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em novembro 92,5 pontos na série com ajuste sazonal, o índice se manteve estável quando comparado ao mês de outubro de 2016, com variação de 0,5%. Esse resultado interrompe as melhoras sucessivas do índice geral que se iniciaram em maio de 2016.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice registrou melhora na confiança com uma variação positiva de 17,3%. No entanto, as expectativas dos comerciantes paulistas continuam em níveis que indicam pessimismo (abaixo dos 100 pontos).

O Índice-Momento Atual resultou em um aumento de 2,1% em comparação com outubro de 2016, esse é o oitavo mês seguido de melhora nas expectativas. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 19%. Esse resultado é explicado em parte pela melhora Índice-Momento atual de vendas que cresceu 4,5%, em relação a outubro e 22,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Índice-Futuro, produzido com base nas expectativas para o próximo trimestre, recuo em 1,1%, em relação ao mês de outubro. Essa queda indica uma reavaliação nas expectativas de encomendas futuras com recuo em 5,9%.  Enquanto que o Índice-Futuro de Vendas continua crescendo, sendo neste mês registrou alta de 3,5% em relação ao mês de outubro. O Índice-Futuro do mês de novembro quando comparado ao mês de novembro de 2015 avançou em 15,4%.

A decomposição do índice geral por porte da empresa mostra que as grandes empresas e as pequenas empresas encerraram com piora significativa nas expectativas em relação ao mês anterior, recou de 16,5% e 18,7%.  Enquanto que as médias e pequenas empresas registraram aumento de 15,6% e 19,1%.

A separação do Índice geral em termos regionais apontou aumento de 5% na capital contra um aumento de 2,3% no interior.

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses;

Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

  Mais notícias