Faber-Castell

Multilaser anuncia o uso de tecnologia por app para orientar colaboradores na separação de produtos e suportar crescimento de 20% para 2017

13/12/2016 - 17:12

Profissionais da linha de separação de produtos da empresa vão trabalhar orientados por um aplicativo de comandos de voz. A empresa é a primeira no Brasil a aplicar a tecnologia Pic by Voice por Smartphone

A Multilaser, um dos maiores players do segmento de eletrônicos e suprimentos de informática do País, anuncia a implementação no Centro de Distribuição de Extrema, em Minas Gerais, de uma tecnologia inovadora e pioneira no Brasil, para garantir um crescimento de 30% em vendas até dezembro, e de 20% em 2017. Chamado Pick By Voice via Mobile, o novo sistema, desenvolvido em forma de aplicativo na Alemanha, facilita a separação de materiais ao possibilitar que toda a operação seja feita por comandos de voz, eliminando papéis, tablets e o uso de coletores de radiofrequência.

O sistema funciona com um aplicativo instalado no Smartphone da Multilaser e transforma as informações de texto do gerenciamento de estoques (WMS), transmitindo os pedidos por comando de voz para cada colaborador que trabalha na separação de pedidos. Para funcionar, um Smartphone é acoplado à cintura do operador junto a um headset, então o colaborador recebe instruções do software por meio de voz e é conduzido para a execução da sua tarefa.

Ao fim do processo, o profissional é informado pelo app sobre a qual checkout deve levar o pedido finalizado para ser conferido, embalado, faturado e posteriormente expedido.

A Multilaser é a primeira empresa no Brasil a implantar a tecnologia Pick By Voice por meio de Smartphone.

Tecnologia a favor da produtividade

Todo o processo - tanto de recebimento da mensagem quanto de confirmação para o sistema - é realizado por comando de voz, permitindo que os operadores trabalhem sem fazer anotações ou controles em papel, ou seja, ficam com as duas mãos e os olhos livres para atender aos pedidos mais rapidamente e com mais precisão.

“O resultado é uma operação mais eficiente com aumento de produtividade e qualidade, uma vez que também diminuem os erros de separação e de inventário, gerando redução de custo no uso e consumo de papéis e impressões. Além de contribuir para o meio ambiente, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos. Outro fator é a redução de 50% no tempo de treinamento dos colaboradores”, diz Edison Marcelli, diretor de logística da Multilaser.

Em 2015, o Centro de Distribuição de Extrema movimentou 22 mil pedidos e separou mais de 2 milhões de peças por mês. No primeiro semestre de 2016, com a implantação de alguns projetos, a movimentação passou para 25 mil pedidos e 2,5 milhões de peças por mês. Agora no segundo semestre, com o novo sistema, a empresa já aumentou a capacidade de separação de peças por homem/hora em 30%. Já são mais de 32 mil pedidos e 3,3 milhões de peças separadas por mês.

“Com o sistema de separação por voz por aplicativo mobile, esperamos aumentar ainda mais nossa capacidade de separação, elevando a produtividade da unidade para suportar um crescimento de 30% até dezembro deste ano e 20% para 2017 na nossa movimentação atual”, afirma Marcelli.

  Mais notícias