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Estudo da IDC revela que mercado brasileiro de celulares voltou a crescer

17/10/2016 - 13:10

Foram vendidos 10.779 milhões de smartphones e 1.265 feature phones. Número é 23,1% superior ao apresentado no primeiro trimestre de 2016 e apenas 1,7% menor em relação ao mesmo período de 2015

A venda de celulares voltou a crescer no Brasil. Entre os meses de abril e junho de 2016, foram comercializados 12.044 milhões de aparelhos, sendo 10.779 smartphones e 1.265 feature phones (aparelhos convencionais, sem sistema operacional). O crescimento do mercado total foi de 23,1% frente ao primeiro trimestre de 2016. Comparando apenas os smartphones, o aumento foi de 16,6%. Já a venda de feature phones foi 38,4% superior a apresentada nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016. Em relação ao segundo trimestre de 2015, o mercado total ficou apenas 1,7% menor, o de smartphones 4,8% menor e o de feature phones foi superior em 35,1%. Os dados são do estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q2, realizado pela IDC Brasil - líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

“Os feature phones estão reaquecendo o mercado. Em 2015, houve falta de opções de aparelhos desse tipo. Hoje, a oferta é muito maior. Além disso, os celulares convencionais atendem muito bem a demanda das áreas rurais, onde o 3G funciona mal e o 4G ainda não chegou. Neste caso, o investimento menor vale a pena”, conta Diego Silva, analista de pesquisa da IDC Brasil.

De acordo com o estudo, o ticket médio dos smartphones passou de R$ 1152 no primeiro trimestre para R$ 1045 no segundo. Hoje, 64,2% dos smartphones vendidos estão na faixa de preço que varia de R$ 499 a R$ 999. “Os fabricantes que até 2015 tinham pouca expressão no mercado brasileiro começaram a investir em produtos mais avançados e estão ganhando cada vez mais espaço”, avalia o analista da IDC.

Somente entre os meses de abril e junho de 2016, o mercado de smartphones movimentou R$ 11,4 bilhões de reais. “Mesmo com o ticket médio menor, a receita no segundo trimestre foi 10% superior em relação ao primeiro trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2015, foi 15,7% maior”, completa Silva.

Para os próximos meses, a IDC prevê um mercado ainda aquecido. De acordo com o analista “devemos ter um segundo semestre com excelente volume de vendas, especialmente durante a Black Friday e o Natal. Os fabricantes estão apostando nessas datas e preparando lançamentos. Com o dólar estabelecido, os preços devem ser ainda mais atrativos”. Para o ano de 2016, a expectativa é de que o mercado chegue à marca de 40,3 milhões de aparelhos celulares comercializados.

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