Faber-Castell

80 mil desenhos revelam o que as crianças brasileiras pensam

06/09/2016 - 10:09

Organizadores comemoram grande adesão e alta qualidade de trabalhos do Concurso CiS de Arte 2016, que contou com participações surpreendentes

Com um grande número de participantes e alta qualidade de trabalhos, acaba de ser encerrado em São Paulo e no Rio de Janeiro o Concurso CiS de Arte 2016.

A iniciativa voltada para estudantes do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental - que vai até o final de agosto nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina - atraiu 80 mil participantes de 400 escolas públicas e particulares do País e deve ganhar uma nova edição ainda no segundo semestre deste ano ou no início de 2017.

“A adesão e empolgação dos alunos e professores foi enorme, o que nos motiva a iniciar o quanto antes uma nova edição do projeto”, enfatiza Ricardo Ferreira, gerente de marketing da Sertic, empresa responsável pela marca CiS de produtos escolares e de material de escritório, que apoia o projeto.

Por contar com tema livre, o concurso de artes permitiu aos pequenos participantes se expressar sem qualquer limitação ou bloqueio. “Agradecemos aos professores e escolas por terem propiciado às crianças a oportunidade de se manifestarem através da arte”, enfatizam Luciane Cristina Cocco Ayoub e José Estevão Cocco, idealizadores e organizadores do concurso.

Os prêmios dos vencedores de SP e RJ foram entregues no final de julho (confira no site www.concursocis.com.br).

Participações gratificantes e surpreendentes

O concurso CiS de Arte 2016 trouxe várias surpresas gratificantes. Um dos casos mais marcantes foi a participação da escola Colégio Vicentino Padre Chico, mantida pelo Instituto de Cegos Padre Chico. A instituição conta, entre seus alunos, com estudantes portadores de deficiência visual, todos inseridos em um ambiente escolar inclusivo. 

“O concurso foi mais uma oportunidade de reflexão e experiência para todos nós. Afinal, como abordar o tema ‘Cores para toda vida’ e ‘Como vemos o mundo’ junto aos nossos estudantes com deficiência visual?”, destacou a professora Isabel Vertelli, da instituição.

A resposta veio a partir do diálogo com os alunos. Os professores debateram em sala como o deficiente visual vê o mundo das cores; como representam esse mundo e qual o seu significado. Todos foram convidados, então, a desenhar, usando lápis de cor, canetinhas e giz de gera para fazer em relevo e pontos do próprio Braille, paisagens, arco-íris e flores. Tudo muito colorido e cheio de detalhes. Em uma carta de agradecimento aos organizadores do concurso pela iniciativa, a professora Isabel ressaltou: “Representar no papel um desenho exige muito mais do que traços e ideias; exige sensibilidade de quem compreende o mundo com o coração e com todos os sentidos. Ao fechar os olhos e ‘olhar’ com outros sentidos, podemos compreender um pouco o mundo do outro e enxergar muito mais.” 

Outra participação que chamou a atenção dos organizadores foi a da Escola Básica Pedro Paulo Rebello, que incentivou os alunos a se inspirar nas obras do artista Luciano Martins.

Releituras lúdicas de obras universais que fazem parte da história e do imaginário coletivo, as obras do artista brasileiro despertaram criatividade e envolvimento dos alunos. Em dezesseis anos de pintura, Luciano Martins já acumula mais de 90 mostras no currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina.

Nova edição do concurso será ainda maior

Incentivados pela excelente repercussão, os organizadores do Concurso de Arte CiS desejam ampliar o projeto já na próxima edição. “Nosso objetivo é alcançar um número ainda maior de estudantes, de escolas e de estados participantes no próximo concurso”, conclui o gerente de marketing da Sertic.

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