Faber-Castell

Abrine mostra credibilidade do brinquedo educativo

15/05/2008 - 00:05
Abrine mostra credibilidade do brinquedo educativo O grande destaque da Abrine – Associação Brasileira de Brinquedos Educativos – para a Abrin 2008, além dos mais de 100 lançamentos em brinquedos educativos, foi a iniciativa de realizar cursos, palestras e workshops com estudantes universitários de cursos como pedagogia, psicologia, medicina, e outras atividades que tenham relação direta com a infância. “Nosso principal objetivo é torná-los mais conscientes para a importância do brinquedo educativo na construção de uma infância melhor para um adulto ainda melhor. Estamos abrindo parcerias com pedagogos, doutores em brinquedos e outros profissionais que estão buscando na Abrine, credibilidade e reforço para tornar possível projetos para a expansão de nossas crenças e idéias sobre o brincar sadio e prazeroso numa época e espaço de tempo bem tumultuado nas nossas sociedades”, declara a Marta Giardini, presidente da entidade.

Com uma área exclusiva, a Abrine ganha destaque e se consolida num mercado que apresentou grandes variações nos últimos anos. Segundo a presidente da entidade, Marta Giardini, “só nos últimos cinco anos o número de lojas especializadas na venda de brinquedos educativos saltou de 70 para mais de 300 em todo país. Além disso, o número de fabricantes e artesãos envolvidos na produção já ultrapassa 200”. Ela ainda ressalta que a expectativa é aumentar a participação, em 2007 para 20% do setor.

Ações
Além dos negócios, a Abrine sempre está em contato com entidades acadêmicas de saúde e educação para sedimentar ainda mais seu compromisso com o cuidado e fortalecimento dos critérios necessários para o processo educacional e atendimento de crianças e jovens. Marta Giardini, A presidente da Abrine diz que especialistas afirmam que as brincadeiras educativas são fundamentais para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, da personalidade e da inteligência para o ser humano completo, desde a infância até atingir sua fase adulta.

Outro destaque fica por conta das mais variadas aplicações que os brinquedos educativos têm em outros tipos de público, como os da ‘Melhor Idade’. Há pelo menos dois núcleos de pesquisa em Geriatria e Gerontologia desenvolvendo trabalhos com alguns dos produtos fabricados por associados da Abrine, um na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e outro na UNIFESP, em São Paulo.

“Aproximar-se de brinquedotecas de hospitais também está no foco da Abrine. Alguns fabricantes ligados à entidade doaram diversos brinquedos à Escola da Pediatria do Hospital do Câncer A.C. Camargo em São Paulo, que se prontificou a avaliar a aplicabilidade de cada brinquedo à realidade de uma brinquedoteca hospitalar, bem como a reação e o envolvimento dos usuários de diversas faixas etárias diante dos produtos oferecidos. O sucesso foi imediato e os estudos serão concluídos em breve, o que deverá render projeto específico da Abrine para o setor”, ressalta a presidente da entidade.

Uma das atuações mais relevantes da associação tem sido em estreitar o relacionamento junto aos órgãos governamentais para a formulação de políticas setoriais específicas, desenvolvendo ações subsidiadas para o crescimento do setor. “Passos importantes como o de firmar convênios com órgãos dos governos, universidades e outras instituições de interesse da entidade, inclusive para certificação e desenvolvimento de produtos, já estão sendo dados”, explica Marta Giardini.

Diferenciais
Fabricados em materiais ecologicamente corretos e sustentáveis, madeira certificada, tecidos e componentes atóxicos, de forma artesanal, os brinquedos educativos não têm limites de idade. Existem modelos específicos para cada faixa etária, mas, de forma geral, é possível encontrar brinquedos para todos. Segundo Altino Ito, conselheiro da Abrine, “merecem especial destaque, porém, àqueles destinados a faixa etária dos 0 aos 6 anos, quando se consolida os alicerces da inteligência e da personalidade.” Até os 15 meses, são indicados objetos macios e sonoros, que estimulam o tato, a audição e o olfato. Na fase que vai dos 15 meses aos 2 anos, são recomendados brinquedos com figuras grandes, coloridas, comunicativas e de encaixar, o que auxilia na coordenação e no alívio da agressividade da criança, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da expressão. Também serão apresentados jogos que podem envolver toda a família.

Alguns expositores: Casa do Kaleidoscópio, Bohney, Comdesenho, Toque de Arte, Arte na Infância, Ludens Spirit, Mitra - Oficina de Criação, Soft Mel / Nine Boys, Bem Infantil, Pipoquinha, Magoo Brinquedos, CAS Brinquedos, Cortiarte, Brinquemas e Gerana.

  Mais notícias