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Indústria nacional de brinquedos estuda pólo de fabricantes no Nordeste

24/04/2008 - 00:04
A previsão foi feita hoje, na abertura da Abrin – Feira Nacional de Brinquedos, no Expo Center Norte, em São Paulo. De acordo com o presidente da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synesio Batista da Costa, o que se busca é uma vantagem competitiva para a indústria disputar com os importados da China.

“Cerca de 80% da produção da indústria está em São Paulo, mas em três anos os principais fabricantes devem puxar os demais para o Nordeste. Como está não dá mais, a decisão é técnica”, disse o presidente da Abrinq. Ele observou que a indústria movimenta US$ 68,3 bilhões por ano no mundo, e que no último balanço apresentou queda de 5%. O negócio no Brasil, segundo ele, representará em 2008 algo como R$ 2,5 bilhões. “São cerca de 10 mil lojistas e 30 milhões de crianças atendidas, das 55 milhões existentes.”

Nos últimos três anos, a indústria brasileira de brinquedos manteve estável a produção e o faturamento. Em 2006, as vendas do setor foram de R$ 1.678 bilhão, resultado muito próximo aos R$ 1.315 bilhão do ano anterior. Em 2007, o crescimento foi de apenas 2% e atingiu R$ 2.234 bilhões.

Atualmente, o mercado de brinquedos reúne 318 indústrias, que geram 22.640 empregos diretos para suprir um mercado estimado em 35 milhões de consumidores de 0 a 14 anos, mais de 60% das crianças do País inteiro. Somando ao varejo – cerca de 15 mil pontos de venda.

A Abrinq anunciou na coletiva que em 2009 o site brasileiro do programa “Rede de Brincar”, uma iniciativa mundial dos fabricantes, estará no ar, com a missão de manter acesa a chama do brincar, “muito mais importante que o brinquedo em si”, explicou Synésio da Costa. “A indústria nacional quer ser o quinto item na pauta do orçamento familiar.”

Na edição em que comemora 25 anos, a Abrin, com 30 mil m2 e hoje a maior feira de negócios do segmento do País, traz 1.500 brinquedos, que segundo o presidente da Abrinq, devem se constituir em 800 lançamentos ao longo do ano. “Para chegar a isso, umas 6.500 idéias foram iniciadas.” O público estimado pelos 200 expositores, de 22 a25 de abril, no Expo Center Norte, é de 20 mil visitantes profissionais.

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