Faber-Castell

Faber-Castell apresenta linha de apontadores com design lúdico

20/01/2009 - 00:01
Faber-Castell apresenta linha de apontadores com design lúdico A Faber-Castell acaba de lançar duas linhas de apontadores lúdicos com design moderno e diferenciado, desenvolvido pelo estúdio Chelles & Hayashi Design.

De acordo com o designer Gustavo Chelles, mesmo sendo um produto simples e antigo, os apontadores têm uma relação estreita com as pessoas e estão presentes em seu dia-a-dia. “O design pode ter um grande impacto nesta relação, potencializando o conforto e também a interatividade. O uso deste tipo de produto pode ser chato ou divertido, optamos por buscar o divertido e inusitado, usando o poder que o design tem de envolver e cativar as pessoas”, afirma.

As novas linhas de apontadores possuem design ergonômico exclusivo, que facilita a pega e o uso, garantindo mais conforto, e lâmina de aço temperado garantindo alta resistência e ótima apontabilidade ao produto. Com a vantagem de ter o custo reduzido, resistência e segurança para as crianças, os apontadores foram desenvolvidos basicamente com resinas plásticas recicláveis.

A linha Splash possui um peso interno para funcionar como "João Bobo", o que agregou um aspecto lúdico ao produto. “Para criar este afeito ao apontador, precisávamos de um material pesado, atóxico, reciclável e que fosse de fácil produção. Investigamos cerâmica, metais, e no final acabamos utilizando uma massa plástica densa, que é facilmente desmontável para reciclagem”, complementa o designer.

A interatividade também acontece com a inserção do lápis no produto, que parece uma tigela com creme, que forma ondas a partir do ponto em que o lápis é colocado. O lugar onde o creme transborda e escorre é também a pega para abrir o reservatório. “Sua forma simples gera curiosidade e traz a vontade de colocar um lápis para balançar”, afirma Chelles.

O formato do apontador Estrela é seguro e confortável para apontar. Para chegar neste resultado, os designers da Chelles & Hayashi estudaram a forma como crianças de várias idades pegam os apontadores. Suas cores transparentes chamam atenção, e qualquer pessoa que pegue a peça sente firmeza ao utilizá-lo.

Para a criação destas duas linhas foram pesquisados aspectos de ergonomia de pega e também do universo infantil. Foram escolhidos ícones visuais que fossem universais e transitassem em uma ampla faixa etária, sem gerar rejeição por idade. “Depois de escolhidos os conceitos, e para que o projeto tivesse continuidade, a Faber-Castell os validou com grupos de crianças, que testaram e aprovaram as formas apresentadas”, conclui Chelles. Informações: www.faber-castell.com.br.

  Mais notícias