Faber-Castell

Livro da Contexto conta os 200 anos da imprensa brasileira

11/06/2008 - 00:06
Livro da Contexto conta os 200 anos da imprensa brasileira A Editora Contexto comemora os 200 anos da imprensa brasileira lançando o livro História da imprensa no Brasil. 1808, ano em que a Corte portuguesa chegou ao Brasil, foi uma data repleta de acontecimentos que marcariam a nossa história. Um dos mais relevantes é o nascimento da imprensa. Em junho daquele ano, Hipólito da Costa, um fervoroso crítico do governo real, fundou o jornal Correio Braziliense. O periódico era editado do outro lado do oceano: em Londres. Três meses depois saía a Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial da imprensa Régia de Dom João VI.

Para contar como foram esses anos, de Hipólito à internet, a Editora Contexto convidou as historiadoras Tania Regina de Luca e Ana Luiza Martins, para organizar História da imprensa no Brasil. Qual a relação do cidadão com a imprensa? Qual seu papel ao longo da história? O livro mostra como a imprensa começou e como vem atuando duplamente: tanto como observadora quanto como protagonista da nossa história. Revela a relação com os poderosos, descreve bastidores da imprensa alternativa, e demonstra como a tecnologia altera a forma de comunicação.

O livro é dividido em três partes. A primeira, Primórdios da imprensa no Brasil, retoma o período fundador e heróico da constituição da palavra impressa. A segunda, Tempos eufóricos da imprensa republicana, carrega a idéia de Ordem e Progresso e é marcada pelas conquistas técnicas do então "novo século", o XX. Mas esse mesmo Brasil permanecia oligarca, monocultor, analfabeto. A terceira, De 1950 aos nossos dias, retrata a complexidade da grande imprensa, regida pelo pêndulo do mercado, irremediavelmente associado à engrenagem capitalista.

Dessa forma, o livro alcança seus dois principais objetivos. O primeiro é o de dar conta de uma história da imprensa no Brasil, valendo-se dos estudos pontuais de especialistas que refletem sobre o rico fazer histórico da imprensa brasileira. O segundo é o de elaborar uma história sistemática e abrangente do fazer jornalístico.

Ao reunir um time de especialistas renomados de diversas áreas e de visões diferentes, História da imprensa no Brasil impõe-se como uma obra indispensável nas estantes. Ele foi idealizado para ser uma referência aos estudantes e profissionais de jornalismo. Além de ser uma obra histórica para os que respeitam, para os que amam e até para os que temem a imprensa. Preço: R$ 49,00. Informações: www.editoracontexto.com.br.

  Mais notícias