Faber-Castell

Gulliver inicia recall no Brasil

24/03/2008 - 00:03
Em comunicado oficial encaminhado a imprensa a Gulliver anunciou, no dia 20 de março, após comunicar o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em Brasília (DF), o inicio do procedimento de recall, no Brasil, dos brinquedos de montar Magtastik e Magnetix Jr., produzidos pela Mega Brands Inc. e comercializados no País pela Gulliver.

A empresa garante que, no Brasil, até o presente momento, não foi notificada sobre qualquer incidente com consumidores envolvendo os brinquedos deste procedimento de recall.

Conforme Comunicado Oficial divulgado no site da fabricante Mega Brands (www.megabrands.com), no dia 17 de março deste ano, os produtos Magtastik, Magnetix Jr. e Magna Man (este ultimo não comercializado pela Gulliver no Brasil) estão sendo recolhidos no mercado americano.

No comunicado, a Gulliver afirma que, tão logo tomou conhecimento da convocação da fabricante nos Estados Unidos, interrompeu imediatamente a comercialização de tais produtos, passando a trabalhar em parceria com os seus distribuidores para recolher os lotes remanescentes dos brinquedos.

“O recolhimento, nos Estados Unidos e no Brasil, está sendo realizado pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças”, acrescenta o comunicado. Ainda, segundo informações do site oficial da fabricante, caso engolido ou aspirado, essas partes e peças podem causar danos às crianças, justificando tratamento médico.

A Gulliver declarou que já está em contato com as autoridades brasileiras, prestando esclarecimentos de interesse público, de acordo com o que determina a Lei. “O procedimento do recall será devidamente informado ao consumidor brasileiro por meio de ações publicitárias e no site oficial da Gulliver (www.gulliver.com.br)”, informa a empresa, acrescentando que está adaptando o site (www.gulliver.com.br) para melhor esclarecer os fatos aos seus consumidores, parceiros, autoridades, imprensa e público em geral.

Já, nesta quinta-feira (20/03), a Gulliver passou a disponibilizar orientações sobre o procedimento de recall aos consumidores através do SAC 0800 770 2650, disponível das 8h às 17h45. Durante os próximos trinta dias (ou mais, se a demanda assim justificar), o serviço será estendido aos fins de semana, sábados e domingos.

O consumidor poderá trocar os brinquedos Magtastik e Magnetix Jr. por qualquer outro produto Gulliver de igual valor, nos postos de troca ou solicitar a devolução do dinheiro por meio do SAC da empresa a partir de 26 de março de 2008. Neste caso, o consumidor deverá enviar os brinquedos-alvo do recall à Gulliver, que custeará o envio do mesmo.

“O procedimento de recall está sendo realizado em parceria com a fabricante dos brinquedos em questão, a canadense Mega Brands, o que reforça a preocupação e o respeito das duas empresas pela segurança e pelo bem-estar dos consumidores brasileiros”, informa ainda o comunicado.

  Mais notícias