Faber-Castell

Tilibra patrocina a 4ª Edição do Minuteen

09/09/2009 - 00:09
Projeto do Festival do Minuto voltado para diretores mirins premia vídeos de até 60 segundos, amadores ou profissionais, sobre questões do mundo teen.

As redes sociais e as novas tecnologias estão presentes na vida de todos os jovens. Por isso, a Tilibra, alinhada com as tendências e seus consumidores, patrocinará o IV Minuteen, um projeto do Festival do Minuto voltado para adolescentes de até 14 anos. Os diretores mirins podem criar seus vídeos individualmente ou com toda a turma, desde que todos os participantes estejam dentro da idade máxima permitida, e ainda sair do anonimato. Basta criar um vídeo, cadastrar e mostrar para a galera. Não importa se o vídeo é amador ou profissional: o que vale é uma boa idéia.

Os vídeos de até 60 segundos devem ser usados com os temas “Por quê?” ou “Tema Livre” e a ideia e o roteiro devem ser de autoria dos alunos. O “Por quê?” é para os teens explicarem algo ou simplesmente eles mesmos, por exemplo: Por que a água é molhada? Por que 2 + 2 são 4? Por que fico confuso? Por que mudar o mundo? Por que ir pra escola? Por que um minuto tem 60 segundos? No “Tema Livre”, a proposta é soltar a criatividade e fazer um vídeo sobre o tema que quiser.

As questões que fazem parte do dia a dia dessa galerinha podem virar vídeos que valem prêmios. Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os melhores vídeos e as três escolas que tiverem mais alunos participando no concurso serão premiadas com o troféu Minuto. As inscrições vão até 31 de outubro e podem ser feitas por adolescentes do Brasil ou de qualquer lugar do mundo através do site www.minuteen.com.br. Por isso, os professores devem estimular seus alunos a usarem a criatividade para criar vídeos sobre os temas que questionam nas aulas.

Está disponível no site do Minuto um tutorial para professores, dando ideias e dicas de como incentivar seus alunos a produzir vídeos e participar do concurso (http://minuteen.festivaldominuto.com.br/templates/Static.aspx?position=3).

Além do patrocínio da Tilibra, o projeto conta com o apoio do Instituto Faça Parte e do movimento Todos pela Educação. O objetivo do Minuteen é incentivar os jovens a fazer da produção dos vídeos um momento divertido, um espaço onde eles conseguirão projetar suas idéias, conhecimentos e - é claro - seu talento.

Sobre o Festival do Minuto:
O Festival do Minuto é hoje o maior festival de vídeo da América Latina e inspirou festivais semelhantes em mais de 50 países. A partir de 2007 o Festival tornou-se permanente e on line, sempre avaliados por uma equipe de curadores especializados antes de serem publicados no site. Mensalmente novos temas serão lançados e os melhores receberão prêmios em dinheiro. Diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) foram alguns dos cineastas que já enviaram seus vídeos. www.tilibra.com.br.

  Mais notícias