Faber-Castell

Market share da Positivo Informática cresce 2,6 p.p no segundo trimestre

01/09/2009 - 00:09
Movimento reflete os esforços da companhia para compensar os efeitos da crise, quando foram atingidos crescimentos de 0,1% e de 2,1% na comparação anual, respectivamente no primeiro e segundo trimestres de 2009.

A Positivo Informática S.A., fabricante de computadores brasileira e líder no segmento de tecnologia educacional, registrou, no segundo trimestre de 2009 (2T09), market share de 16,5% no mercado total, aumento de 2,6 pontos percentuais (p.p) em relação ao mesmo período do ano anterior, representando uma superioridade de 129,9% e 161,6% (em unidades) em relação a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Esse movimento reflete os esforços da companhia para compensar os efeitos da crise, quando foram atingidos crescimentos de 0,1% e de 2,1% na comparação anual, respectivamente no primeiro e segundo trimestres de 2009, enquanto o mercado total apresentou reduções de 25,3% e de 13,8%, respectivamente, na mesma comparação.

Em desktops, cujo market share foi de 14,4% no segundo trimestre do ano, a vantagem apresentada em relação às concorrentes foi ainda maior: 161,9% e 283,6% superior (em unidades), avaliando-se a segunda e terceira colocadas, respectivamente. Em notebooks, a participação foi de 20,9% no período, 5,4 p.p. maior na comparação anual e aumento de 3,5 p.p. em relação ao primeiro trimestre deste ano. Quando verificada a evolução do market share anualizado, nota-se que a Positivo Informática mantém sua vantagem relativa em relação a suas principais concorrentes:

No mercado oficial, o market share da emrpesa no segundo trimestre de 2009 foi de 25,8%, aumento de 3,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre de 2008, sendo 28,0% em desktops e 23,2% em notebooks.

A companhia se manteve na liderança absoluta do mercado oficial, com grande vantagem em relação aos seus concorrentes mais próximos, como se pode verificar na tabela a seguir.

Mercado Governo e Educação
No mercado de governo e educação, a Positivo Informática foi líder, atingindo participação recorde de 46,9% no segundo trimestre deste ano, aumentos de 10,8 p.p. na comparação anual e de 21,8 p.p. na trimestral. A empresa vem mantendo sua liderança nesse mercado há 11 trimestres consecutivos, refletindo os grandes leilões realizados no país vencidos pela Positivo Informática nos últimos anos.

Varejo
No mercado de varejo, a companhia ampliou em 3,1 p.p. o market share conquistado no segundo trimestre de de 2008, sendo líder tanto em desktops quanto em notebooks. A companhia vendeu praticamente a soma dos 2º, 3º e 4º colocados, atingindo 28,2% de participação no 2T09.

A Positivo Informática é líder nesse segmento há 19 trimestres consecutivos, mantendo uma ampla base de distribuição, que supera 7.700 pontos de vendas no Brasil. Os computadores Positivo estão presentes nos maiores varejistas do país. A sólida presença da empresa permitiu atingir um volume de 328,3 mil PCs no 2T09.

Mercado Corporativo
No segundo trimestre, a fabricante registrou 2,8% de market share no mercado corporativo, ampliando em 0,3 p.p. a participação do 2T08. Cumpre ressaltar que o segmento corporativo representa o menor volume de vendas da companhia e é o que tem sido mais impactado pela crise financeira mundial, devido a postergações na aquisição de computadores pelas empresas.

A Positivo Informática tem aumentado consistentemente sua participação nesse mercado, conforme verificado a seguir. www.positivoinformatica.com.br.

  Mais notícias