Faber-Castell

Feira Internacional de Licensing reúne 701o PIB do setor

28/08/2009 - 00:08
Considerado um dos mais importantes eventos do setor de licensing do mundo, o encontro contou com a divulgação de pesquisa inédita com dados e tendências do mercado.

A IV Feira Internacional de Licenciamento (Expolic), realizada nos últimos dias em São Paulo, surpreendeu as expectativas dos organizadores, que conseguiram impulsionar ainda mais o aquecimento dos negócios de toda a cadeia do setor no médio e longo prazo. Para se ter uma ideia, o mercado de licenciamento de marcas, que cresce de maneira acentuada, faturou mais de 4 bilhões de reais no último ano. A feira também promoveu o lançamento do livro “Licensing - Como utilizar marcas e personagens para agregar valor aos produtos” e recebeu o prestígio de personalidades como Mauricio de Sousa e a Mônica; Aline Barros, cantora Gospel; Ossamá Sato, mágico do Oriental Magic Show; Pepita Rodrigues; Paulo Cremona, do programa Ídolos 2008; a ex-BBB Vivi Cartori.

Empresários e profissionais que pretendem diferenciar seus negócios ou mesmo criar novos caminhos para driblar situações adversas ou de estagnação de mercado tiveram na Expolic uma oportunidade singular. “Esta feira ficou marcada principalmente por ser um ponto de encontro dos negócios do setor”, destaca José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA.

“A Expolic evidenciou as marcas nacionais e o empreendedorismo do empresário brasileiro do setor, que se destacou neste ano marcado pela crise”, ressalta Luciano Targiani, da Tarcom Promoções, que promove a feira em parceria com o Grupo CIPA Feiras e Congressos e a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL).

Já Sebastião Bonfá, presidente da ABRAL, antecipou alguns aspectos da sazonalidade do consumo, em que datas comemorativas podem configurar oportunidades extras para a realização de negócios. “Nesses períodos, a roda da economia gira com mais velocidade, e como estamos próximos de importantes datas para o comércio como Dia das Crianças e Natal agora é o momento ideal de se antecipar e aproveitar toda a força que o segmento pode oferecer”, finaliza Bonfá.

Um dos participantes do evento, o desenhista Mauricio de Sousa ressaltou a importância da Expolic para estimular a criatividade, reciclar conhecimento e sempre se manter atualizado. “Somente no primeiro dia, tivemos uma série de sugestões e conversas para criar novos produtos. Foi participando de feiras internacionais como esta que conseguimos inserir nossa marca em 32 idiomas”, comenta Mauricio.

De acordo com outra expositora, Selma Braga, diretora da Braga Licenciamentos, o evento trouxe muita visibilidade e foi capaz de trazer uma projeção significativamente maior para os lançamentos da empresa do que em outra ocasião. “Eu levaria 6 meses para conseguir o que atingimos durante estes dois dias de feira”, finaliza. Também participaram do evento empresas como Instituto Ayrton Senna, Mila Licenciamentos, Xuxa, Angelotti e TV Record.

Dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) apontam para 747 propriedades no Brasil, sendo 301 brasileiras. Aproximadamente 42% da totalidade das propriedades surgiram depois de 2007. São 2996 licenças e 748 empresas licenciadas, que empregam diretamente cerca de 1200 funcionários. Além disso, são gerados milhares de empregos nas indústrias que produzem os produtos licenciados, embalagens e propaganda, somados ao pessoal empregado na distribuição, entrega e venda ao consumidor final no varejo. A comercialização de produtos com imagens de personagens licenciados pode impulsionar as vendas em até 20%. Redes de supermercado, por exemplo, já constataram o quanto podem lucrar quando seus produtos de marca própria são acompanhados de um personagem em suas embalagens. www.expolic.com.br.

  Mais notícias