Faber-Castell

Produtos com a marca Mauricio de Sousa registram aumento de vendas

10/08/2009 - 00:08
Estes e outros cases do setor de Licensig estarão presentes em uma das maiores feiras do setor no mundo, a Expolic - Feira Internacional de Licenciamento, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes (SP).

Com mais de 3000 itens no mercado e 100 empresas licenciadas, a Mauricio de Sousa Produções conta com diferentes categorias de produtos desde artigos alimentícios, brinquedos, casa e decoração, até cuidados pessoais e higiene, editorial e multimídia, papelaria e escolar e linha pet. Seguindo tendências mundiais adaptadas à realidade brasileira, o licenciamento da marca do grupo começou na década de 60 e apresenta em média um crescimento de 10% ao ano.

“Felizmente temos procura de todos os setores, mas com certeza a área alimentícia é a mais requisitada, pelo grande volume e maior visibilidade e reconhecimento. Além é claro, das revistas e livros que para as crianças servem de estímulo à leitura e para os adultos uma forma de entretenimento”, destaca Rodrigo Paiva, gerente de Licenciamento da Mauricio de Sousa. Segundo ele, essa procura se deve ao fato de já estarem atendendo à 4ª geração sem ter restrição por nenhuma delas, principalmente no caso dos pais que não hesitam em oferecer aos filhos itens da marca por conta da qualidade, preços acessíveis e boa imagem conquistada.

Com amplo leque de atuação, o grupo consegue boa atuação com os mais diversos tipos de públicos. “Na verdade cada produto tem seu próprio público e imagem. Diferindo entre o formador de opinião, o provedor e o usuário. Assim, somos vistos pelos pais, professores e crianças de maneiras diferentes, dependendo do item em questão”, completa Amauri Sousa, gerente do departamento comercial.

O case da Mauricio de Sousa está entre os que serão apresentados durante o Seminário Aberto de Cases de Licenciamento (CASELIC), que acontece simultaneamente à Feira Internacional de Licenciamento - Expolic, durante os dias 19 e 20 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Tendo o próprio Mauricio como porta voz, o público poderá conferir mais detalhes sobre a Turma da Mônica Jovem, além de dicas de licenciamento sobre qual o momento ideal para uma empresa investir nesse segmento, como escolher entre criar um personagem ou vincular um produto a uma figura já existente, entre outros detalhes.

Dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) apontam que o faturamento para o mercado revendedor em geral será de R$ 3,4 bilhões em 2009, com royalties variando entre 6 e 14%. O setor de licenciamento de marcas conta atualmente com cerca de 900 empresas licenciadas e 550 licenças disponíveis distribuídas entre 80 agências licenciadoras, que empregam diretamente cerca de 1200 funcionários. Além disso, são gerados milhares de empregos nas indústrias que produzem os produtos licenciados, embalagens e propaganda, somados ao pessoal empregado na distribuição, entrega e venda ao consumidor final no varejo.

Nesse contexto, a realização da IV Expolic é uma excelente oportunidade para aqueles que pretendem se beneficiar do que este setor da economia pode oferecer, trazendo diferencial e agregando valor a produtos e serviços. “O licenciamento é uma ferramenta de marketing que poucos conhecem e que garante amplas possibilidades de negócios”, explica Luciano Targiani, diretor da Tarcom Promoções, promotora da feira que tem a realização da Abral e é organizada pelo Grupo Cipa Feiras e Congressos.

“O uso de marcas ou imagens de celebridades, esportistas, estilistas, times de futebol, desenhos animados e programas infantis na TV contribuem para difundir tais produtos por meio de seus nomes e prestígio”, destaca José Roberto Sevieri, do Grupo CIPA. Paralelamente à Expolic e ao CASELIC, acontecerão o V LIS - Licensing International Seminar (temas expostos em forma de painel) e II CIL - Curso de Introdução ao Licenciamento (informações do setor voltadas para os iniciantes no segmento).

O evento espera receber mais de 3 mil profissionais da indústria do vestuário, bebidas, plástico, calçados, material escolar, perfumes e cosméticos, artefatos para escritório, malas e bolsas, lojas de departamento e moda. Na ocasião, agências de licenciamento de marcas, licenciadores, escritórios de advocacia especializados, emissoras de TV, empresas de consultoria, produtoras de filmes, entre outros, apresentarão centenas de opções para incrementar negócios de forma criativa e eficiente.

Com visitação e transporte gratuito, a IV Expolic será realizada no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), na cidade de São Paulo.

Serviço:
Expolic - IV Feira Internacional de Licenciamento
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)
Dias 19 e 20 de agosto
Horário: Das 14h30 às 20h30
Mais informações: (11) 5585-4355
Entrada franca e transporte Gratuito: Vans do metrô Jabaquara (saída Rua Nelson Fernandes, 400)
www.expolic.com.br

  Mais notícias