Faber-Castell

IP comemora primeiro mês de produção da fábrica de três lagoa

08/05/2009 - 00:05
IP comemora primeiro mês de produção da fábrica de três lagoa Entrou em operação no mês fevereiro a nova fábrica de papel da International Paper (IP) no município de Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul. A nova fábrica está em processo gradual de produção e, quando alcançar seu ritmo pleno de operação, será capaz de produzir 200 mil toneladas de papel por ano. No primeiro mês de operação, o volume de fabricação do papel Chamex A4, foi de aproximadamente 10 mil toneladas. Até o final deste ano, a fábrica deverá produzir cerca de 120 mil toneladas de papel. Somadas às outras duas unidades instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior de São Paulo, a nova fábrica compõe o sistema integrado de produção da IP, que terá capacidade de produzir um milhão de toneladas de papel por ano, a partir de 2010. Deste total, cerca de 50% será destinado à exportação, principalmente para América Latina.

A nova fábrica de papel da IP representa um investimento de US$ 300 milhões. Instalada no complexo industrial localizado a 30 quilômetros de Três Lagoas, a unidade possui uma máquina de papel com capacidade de produzir 1250 metros de papel por minuto (equivalente a 75 km/h) e ainda duas linhas de acabamento com sistema todo automatizado, monitorado por operadores e equipes de manutenção qualificadas. No acabamento, o processo de corte e empilhamento das folhas de papel até a formação de resmas é realizado em alta velocidade: a capacidade é de produzir, por minuto, até 135 resmas de papel Chamex. Estas linhas serão responsáveis pela conversão do papel em bobinas para o papel cortado (tamanho A4, da marca Chamex).

Geração de empregos - Tanto para a fase de construção da unidade quanto na operação, a International Paper, em parceria com o Senai local, promoveu dezenas de cursos de qualificação com objetivo de desenvolver pessoas da região. Somente para a fase de operação, a empresa investiu em quatro cursos técnicos, dos quais contratou 90% dos alunos, que hoje já fazem parte do seu time de colaboradores. Ao todo, a unidade gerou 220 empregos diretos até o momento - cerca de 70% dos profissionais são de Três Lagoas e região.

  Mais notícias