Faber-Castell

Mais de 3 milhões de MPE’s já estão no Simples Nacional

08/05/2008 - 00:05
De acordo com publicação do site Info Money, o número de micro e pequenas empresas que aderiram ao Simples Nacional é de 3.020.849. O resultado foi revelado pela análise mensal de arrecadação da Receita Federal, referente ao mês de março, divulgada no último dia 25.

Para a ACEB – Associação Comercial e Empresarial do Brasil – este resultado já era esperado, uma vez que o micro ou pequeno empresário que toma contato com as facilidades oferecidas pelo Simples Nacional, acaba espalhando a informação e despertando o interesse em outros empreendedores. “Desde o começo, o Simples Nacional mostrou-se uma ótima alternativa para diminuir a burocracia e o tempo gasto com o pagamento dos impostos de um empreendimento. A partir do momento que tais pagamentos podem resumir-se a um único papel, não há motivos para que o micro e pequeno empresário resista ao programa”, opina Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB.

Outros dados também foram divulgados. Um deles é que, até março deste ano, foram contabilizadas 352.771 adesões por parte das micro e pequenas empresas. Deste total, 132.526 não foram aprovadas, ou pela Receita Federal ou pelos estados e municípios. Além disso, cerca de 8 mil novas empresas estão aguardando por aprovação do governo, para poderem ter acesso às facilidades do programa. Em relação a valores, o Simples Nacional arrecadou, durante o mês de março, R$ 1,697 bilhão, sendo a maior parte proveniente do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e do ISS (Imposto sobre Serviços), com um total de R$ 481 milhões arrecadados.

Para o diretor da ACEB, a tendência é que este número se amplie no decorrer de 2008. “As empresas que aderiram ao programa já estão sentindo os resultados positivos, como a diminuição do valor total dos impostos pagos. E, como é considerável o número de empresas que estão na espera pela aprovação do pedido, é natural que aguardemos um número crescente de interessados em fazer parte do Simples Nacional”, afirma Ascenção.

O Simples Nacional diz respeito à Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Ele unifica tributos e contribuições de competência da União, dos Estados e dos Municípios. Informações: www.aceb.org.br

  Mais notícias